Centro de provas do Vestibular UTFPR em Londrina
Centro de provas do Vestibular UTFPR em Londrina (Crédito: Divulgação/UTFPR)

A UTFPR realiza neste domingo (17), em 13 cidades do Paraná, a aplicação de provas do Vestibular de Verão. A abertura dos portões de acesso aos locais de aplicação das provas está agendada para as 12h30, com fechamento às 13h30 – o ensalamento está disponível no portal do candidato.

A duração das provas será de até 5 horas, começando às 14h. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30. A recomendação é para que os candidatos entrem na sala com 20 minutos de antecedência.

Ao todo, serão 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e uma de redação dissertativa-argumentativa, entre 15 e 20 linhas. A média final será calculada com base nas duas provas, de acordo com os pesos indicados no edital.

Nesta edição, os cursos mais concorridos são Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da Computação, ambos do Campus Curitiba, com 33 e 32 candidatos por vaga, respectivamente.

Na maioria das cidades, cursos da área de tecnologia da informação atraíram o maior número de candidatos inscritos. No Campus Ponta Grossa, por exemplo, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas registrou uma concorrência de 10,50 candidatos por vaga; tendência verificada no mesmo curso ofertado no Campus Pato Branco, com oito candidatos por vaga, e em Cornélio Procópio, com o curso de Engenharia de Software tendo registrado também a concorrência de oito candidatos por vaga.

No Campus Curitiba, o maior da UTFPR, também se destacam na procura os cursos de Sistema de Informação, concorrência de 16,35; Design Gráfico (manhã), concorrência de 16,67; e Engenharia Mecânica, concorrência de 12,06. Ao todo, o Vestibular UTFPR 2025.1 oferta 3.934 vagas em 117 cursos de graduação.

Serviço

  • Aplicação das provas do Vestibular de Verão
  • Quando: 17 de novembro, das 14h às 19h (portões serão fechados às 13h30)
  • Locais: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e Santa Helena.