‘Puxão de orelha’: ciclistas na canaleta estão insuportáveis, dizem motoristas de ônibus

Em menos de um ano, Curitiba registrou pelo menos quatro graves ocorrências nestas vias

Rodolfo Luis Kowalski

Franklin de Freitas - Sindimoc realizou au00e7u00e3o para conscientizar ciclistas nas canaletas

Um ciclista de 20 anos morreu na tarde da última segunda-feira na Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no Bairro Mossunguê. O jovem estaria “pegando rabeira” em um ônibus quando se desequilibrou numa curva e acabou atingido por outro coletivo que seguia no sentido contrário. Com ele, foi encontrado uma mochila e, dentro, um currículo.

O trágico episódio serve de alerta para que a situação não se repita. Segundo levantamento feito pelo Bem Paraná, em menos de um ano foram pelo menos quatro ocorrências graves envolvendo ciclistas em canaletas do expresso, que deveriam ser exclusivas para a circulação de ônibus.

De acordo com o Projeto Vida no Trânsito, executado pela Prefeitura de Curitiba, entre os principais fatores que levam a acidentes fatais com ciclistas destacam-se a conduta de transitar em local proibido — como canaleta de ônibus — e o uso do fone de ouvido. Só em 2017, a Capital registrou 10 mortes no trânsito envolvendo ciclistas, todas em colisões com outros veículos.

Nesta quarta-feira (6), inclusive, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) realizou, em conjunto com a Guarda Municipal, uma intervenção na Estação-Tubo Maria A. Teixeira, no Capão da Imbuia, na canaleta da Avendia Affonso Camargo. Na canaleta entre o terminal do Capão da Imbuia e a Rodoferroviária é o trecho onde o Sindimoc diz ser mais frequente o problema dos “rabeteiros”, por isso a ação aconteceu no local. Curiosamente, o trecho tem uma ciclovia.

Desculpa de usuários de bikes é que as ciclovias estão mal conservadas
Dos quatro casos levantados pelo Bem Paraná de acidentes envolvendo ciclistas em canaletas, em três das situações haviam ciclovias próximas à via exclusiva para ônibus. 
De acordo com o Sindimoc, durante a ação feita no dia de ontem a maioria dos ciclistas reclamavam da condição das ciclovias, o que estaria os obrigando a ocupar a canaleta. “Hoje abordamos muitos ciclista e a queixa deles é que a ciclovia está bem desgastada, com buraco, que está complicado de fazer o tráfego”, conta Ricardo Ribeiro, diretor do Sindimoc.
Ainda segundo o sindicalista, a principal recomendação aos que usam a bicicleta como meio de transporte é que procurem não utilizar a canaleta. “Se não tiver outra via para trafegar, pelo menos pedimos que a prática de pegar rabeira seja eliminada. São principalmente adolescentes que fazem isso, que é o que provoca mais acidentes graves.”
Ricardo Ribeiro, diretor do Departamento de Apoio ao Trabalhador (DAT) do Sindimoc, comente que tem aumentado e muito o número de ciclistas utilizando a canaleta, ao ponto de chegarem todos os dias denúncias de motoristas ao DAT e ao Departamento de Segurança. “Está praticamente insuportável de trabalhar para quem faz essas linha. As mais problemáticas são o Santa Cândida/Capão Raso, o Centenário/Campo Comprido, Pinhais/Rui Barbosa e o Ligeirinho Centenário/Compo Comprido.”