3f1
Serviço de encanador foi o mais procurado em Curitiba no mês passado (Freepik)

Uma pesquisa do Robozin, assistente virtual gratuito que conecta clientes a profissionais diretamente pelo WhatsApp, mostrou os serviços mais utilizados em Curitiba no último mês.

O serviço de encanador foi o mais procurado, com 14% das buscas no assistente virtual, seguido de eletricista (10%), diarista (7%), técnico em eletrodomésticos (6%) e pedreiro (4,3%).

Já os bairros que solicitaram prestadores de serviço para solucionar problemas do cotidiano foram: Centro (10%), Mercês (7%), Água Verde, Alto da XV e Xaxim, com 5,2% cada.

De todos os pedidos de Curitiba, 28% foram solicitados com urgência, tendo uma taxa de resolução de 84,3%.

Isso mostra que os consumidores da cidade estão utilizando cada vez mais a tecnologia como aliada na gestão de problemas do cotidiano, sem esperar o dia da folga para resolver tarefas de casa.

Com mais de 1600 profissionais cadastrados, o Robozin localiza prestadores de serviços em 100 categorias diferentes com apenas uma mensagem de texto ou áudio.

Basta informar o serviço e a data que precisa e, a partir daí, o consumidor é conectado gratuitamente ao profissional disponível para receber o orçamento e agendar o serviço.

Informalidade
Até 2024, a taxa de informalidade do Paraná estava em 31,3% do totalo da força de trabalho. Segundo o IBGE, o cálculo dessa taxa utiliza empregado no setor privado sem carteira de trabalho assinada; empregado doméstico sem carteira de trabalho assinada; empregador sem registro no CNPJ; trabalhador por conta própria sem registro no CNPJ; e trabalhador familiar auxiliar.

Empregos
Paraná tem 3,2 milhões com carteira assinada

Às vésperas do Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) divulga o Panorama da Geração de Empregos no Paraná. O estudo, elaborado a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra um cenário positivo para o emprego no estado.

De acordo com o levantamento o Paraná possui 3.274.263 de pessoas empregadas com carteira assinada, conforme dados de fevereiro deste ano. O setor de serviços é que mais emprega no estado, com estoque de 1.419.202 vagas, seguido pela indústria, com 802.180 trabalhadores, e pelo comércio, com 752.779.

Em 2024, foram gerados 127.805 novos empregos no estado, um crescimento de 46,7% em relação ao ano anterior. O setor de serviços liderou a abertura de postos de trabalho, com saldo de 60.968 vagas, e elevação de 18,6% em comparação a 2023.

A indústria também apresentou um resultado expressivo no ano passado, registrando 31.259 novas vagas, o que representa uma alta de impressionantes 339,8%. Já o comércio fechou 2024 com 22.321 empregos criados, uma elevação de 33,8%.

O primeiro bimestre de 2025 mantém a trajetória positiva: no acumulado de janeiro a fevereiro foram gerados 55.057 novos empregos no Paraná.