Quantidade de academias em Curitiba cresce quase 50% em menos de uma década

Entre 2016 e 2025, número de estabelecimentos na cidade cresceu de 1.042 para 1.507, mostram dados oficiais

Rodolfo Luis Kowalski
ACADEMIA

Mercado fitness está em alta, um crescimento que se acelerou após a pandemia (Foto: Franklin de Freitas)

Ter saúde está na moda. E o crescimento do mercado fitness em Curitiba é prova disso. Ao longo de quase uma década, revela um levantamento inédito feito pelo Bem Paraná, o número de academias espalhadas pela cidade cresceu quase 50%. Com isso, a capital paranaense já conta com um estabelecimento voltado às atividades de condicionamento físico para cada 1.214 habitantes, em média. E o número de empresas no ramo não para de crescer.

Entre 2016 e 2025, por exemplo, o número de academias na cidade avançou 44,6%, passando de 1.042 estabelecimentos para 1.507. Além das academias de musculação, na lista também constam academias de dança, de ginástica, de natação, de yoga, de artes marciais e outras empresas que trabalham com atividades de condicionamento físico.

Além disso, o levantamento, feito através da base de alvarás disponibilizada pela Secretaria Municipal de Finanças (SMF), também mostra que a expansão do setor se acelerou após a pandemia de Covid-19. Em 2020, 1.213 academias funcionavam na cidade. O setor, portanto, já estava em expansão e havia crescido 16,4% desde 2016. Mas entre 2020 e 2025 o mercado fitness cresceu mais 24,2%, superando a alta do período anterior.

“A gente sabe que o número de academias está crescendo muito e muito rápido. Isso é um reflexo do cuidado das pessoas com a atividade física, pensamento no futuro delas mesmo”, diz o empresário Rodrigo Pimpão, dono da academia Uplay Bacacheri. “Tudo está indo muito pro digital e as pessoas acabam tendo muito problema de saúde. Mas agora estão tirando um tempo para cuidar de si próprias e estamos recebendo muita gente na faixa dos 30 aos 50 anos de idade. Mas o público é bem variado”, emenda.

Dos gramados para a academia

Rodrigo Pimpão: ex-jogador de futebol é agora mais um empresário do mercado fitness (Foto: Franklin de Freitas)

Hoje com 37 anos de idade, Rodrigo Pimpão é conhecido por sua carreira como jogador de futebol. Revelado pelo Paraná Clube, ele teve passagens marcantes por equipes como o Vasco e, principalmente, o Botafogo. Depois de pendurar as chuteiras, formou-se em Odontologia e abriu uma clínica odontológica em sociedade com o irmão. Há sete meses, no entanto, decidiu empreender num novo segmento e adquiriu a academia onde hoje fica a Uplay Bacacheri, na Rua México (nº 600).

“Eu tive uma carreira de 16 anos como atleta de futebol, sempre me preocupei com saúde, atividade física, e essa oportunidade de estar no meio de academias veio no momento adequado. Eu queria voltar a trabalhar com atividade física, o que me fez investir nesse segmento”, comenta ele, relatando ainda que a academia estava com o público estabilizado quando ele assumiu o negócio. Desde então, porém, mudanças foram implementadas e o número de matrículas já cresceu cerca de 40%.

“E eu acredito que isso pode melhorar a cada mês que passa, porque estamos numa época de inverno ainda. Mas esse aumento já mostra o quanto as pessoas estão se preocupando com a atividade física”, aponta Pimpão. “Mas não é só abrir academia. Tem que ter ambiente bom, alegre, porque os alunos veem isso. Eles notam o clima, a energia do lugar. O diferencial nosso, por exemplo, é o atendimento dos professores em sala”, complementa.

Inaugurações em série e disputa de gigantes

Nas últimas semanas, uma série de novidades colossais foram anunciadas em Curitiba. Na última quinta-feira (21 de agosto), por exemplo, foi inaugurada a Uplay XL, academia que fica no Shopping Estação e conta com uma banheira de gelo e um octógono oficial para treino de artes marciais. A nova unidade oferece ainda estacionamento gratuito, espaço kids e área dedicada à avaliação corporal com o Evolt, o mesmo bioscanner de alta performance utilizado para avaliação de desempenho e bioimpedância de atletas da NFL, UFC e NHL.

A chegada da nova academia, no entanto, segue uma onda de academia gigantes que chegou com força na Capital. No começo do mês, duas marcas anunciaram estar chegando na cidade com academias em espaços de até 5 mil m² e aparelhos de ponta.

A Force One, por exemplo, está abrindo uma nova unidade no Xaxim, com 5 mil m², mais de 300 vagas de estacionamento e estrutura para atender acima de cinco mil alunos. A inauguração deve acontecer na primeira quinzena de setembro e o espaço vai contar com mais de 200 equipamentos de musculação, espaço cardio com esteiras, escadas e bicicletas ergométricas, salas amplas para diferentes modalidades, climatização, catracas com reconhecimento facial, aplicativo de treino e nutrição, além de balança de bioimpedância conectada.

Já o dono da rede Overall Gym, Robson da Silva, anunciou que vai abrir uma nova unidade, que ocupará o imóvel onde ficava a balada sertaneja Woods, na divisa dos bairros Batel e Seminário (Rua General Mário Tourinho, 387). A casa noturna fechou as portas em 2018. A academia, por outro lado, ainda não tem data de inauguração, mas ocupará um espaço de 3,5 mil metros quadrados e terá mais de 100 vagas de estacionamento.

Academias com alvará ativo em Curitiba

(número inclui academias de musculação, ginástica, dança, artes marciais, yoga e outros)

2025: 1.507
2020: 1.213
2016: 1.042
Variação 16×20: +16,4%
Variação 20×25: +24,2%
Variação 16×25: +44,6%

Fonte: Base de Alvarás da Prefeitura de Curitiba