Paraná Datas

Quarta-feira, Dia do Índio. Data é lembrada em Curitiba

Museu Paranaense recebe grupo de Pernambuco. Uninter inaugura o primeiro observatório solar na Capital

Bem Paraná

Hoje, 19 de abril, é o Dia do Índio. A data será lembrada em Curitiba no Museu Pranaense e com a inauguração do Observatório Solar Indígena no Centro Universitário Internacional Uninter, no Campus Divina, além de atividades em escolas da Capital. Estima-se que no Paraná vivam 26,5 mil indígenas das etnias guarani, caingangue e xetá, segundo último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Durante este mês, o Museu Paranaense recebe indígenas da tribo Fulni-ô, do interior de Pernambuco, e abre hoje a exposição A Arte de Daniel Conrade: Povos Indígenas e Natureza para celebrar o Dia do Índio.

O diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro, conta que no ano passado recebeu a visita inesperada dos Fulni-ô, chefiados por Towê Veríssimo, que ficaram vários dias no museu. A surpresa acabou tornando-se uma grande parceria.

Neste ano, com aporte de recursos do Governo do Paraná e da Secretaria da Cultura, vamos estreitar ainda mais esses laços, para conhecer e difundir a cultura Fulni-ô em Curitiba. Para isso, serão feitas apresentações e vivências com os integrantes desta tribo nas instalações do museu, voltadas para o público em geral, mas principalmente para estudantes que tradicionalmente visitam o MP em abril, por conta da celebração do Mês do Índio, explica.

Observatório solar

O Dia do Índio será celebrado com a inauguração de um Observatório Solar Indígena. Único em Curitiba, o monumento foi construído pelo Centro Universitário Internacional Uninter, no Campus Divina, para incentivar a valorização da cultura indígena e mostrar como é possível ensinar sobre o tema de forma prática e atrativa.

O Observatório Solar Indígena é formado por uma rocha vertical situada no centro de uma circunferência formada por rochas menores. Desse eixo vertical, partem fileiras de pequenas pedras orientadas para os pontos cardeais e para as direções do nascer e pôr do sol no início do inverno e do verão (solstícios). Ele é uma réplica de monumentos encontrados em sítios arqueológicos no Brasil. A inauguração acontece às 16 horas de hoje.