Quase 14 toneladas de drogas são retiradas das ruas em apenas três meses no Paraná

Redação Bem Paraná

Mais de 13,7 toneladas de drogas foram retiradas das ruas em operações das polícias Civil e Militar do Paraná, no primeiro trimestre do ano. Do total, 13.023,41 quilos são de maconha, além de 115,15 quilos de cocaína e de 566,68 quilos de crack, que são as três drogas mais comuns registradas nas apreensões.

Dados da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública também mostram que, no mesmo período, foram apreendidos 4.411 comprimidos de ecstasy e 1.249 pontos de LSD, no período.

O tráfico de drogas é hoje uma das principais causas de crimes no Paraná e em todo o Brasil. O foco da Secretaria da Segurança Pública é atuar de forma firme contra o tráfico combatendo tanto os grandes quando os pequenos e médios traficantes, diz o secretário da Pasta, Wagner Mesquita.

De acordo com ele, o trabalho do setor de inteligência tem sido uma ferramenta importante para identificar e prender quadrilhas especializadas no comércio de drogas. O Denarc do Paraná, em todas suas unidades, tem trabalhado para interceptar grandes carregamentos de drogas evitando que chegue aos grandes centros urbanos. O trabalho de fiscalização na fronteira tem sido reforçado para coibir a entrada de entorpecentes no País. Reduzindo o tráfico de drogas estaremos reduzindo também crimes como roubo e homicídios, complementa o secretário.

Entre as diversas ações de destaque, logo no início do ano foi deflagrada a Operação Câmara Fria, na qual foram presas 30 pessoas envolvidas com o tráfico e com a distribuição de drogas para diversos estados, como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O esquema envolvia o transporte de grandes quantidades de entorpecente em caminhões com câmaras frias, para tentar dificultar a fiscalização e localização do veículo.

Paralelamente a esta ação, em trabalho conjunto entre a Denarc Cascavel e a Polícia Militar foi desarticulado um laboratório usado para o refino de drogas, localizado na área rural do município de Missal, na região oeste do Paraná. Na ocasião, 533 quilos de maconha foram retirados de circulação, além de traficantes presos, armamentos e munições apreendidos, bem como equipamentos utilizados para preparação da droga, como liquidificadores industriais, máquina para embalagem a vácuo, balanças digitais e três fornos micro-ondas.

Desencadeamos diversas operações, muitas delas após meses de minucioso trabalho de investigação. Sempre temos uma quantidade elevada de drogas apreendidas, muito pela fronteira com países que são grandes produtores de entorpecentes, diz o delegado-titular da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Riad Braga Farhat.

Também houve a apreensão de 26 quilos de cocaína pura, com valor estimado em meio milhão de reais na PR-986, próximo ao município de Rolândia, durante o mês de março. Em outra operação, quase 300 quilos de maconha foram encontrados em uma residência que seria para depósito da droga em Tapejara, pelo Núcleo Maringá da Denarc, em fevereiro.

AUTUAÇÕES DE CONSUMO E TRÁFICO DE DROGAS – Nas autuações registradas neste primeiro trimestre do ano, o cerco em torno de ações criminosas ligadas ao narcotráfico foi intensificado, conforme demonstram os resultados obtidos pelas forças policiais do Paraná: ocorrências de autuação ligadas ao tráfico de drogas cresceram 15% e aquelas relacionadas ao uso de entorpecentes aumentaram 37%.

Informações específicas de cada município paranaense, com a quantidade correlata de drogas apreendidas encontram-se no Relatório Estatístico Criminal produzido pela Cape e disponível no site da Secretaria da Segurança Pública, clicando no menu ao lado esquerdo da tela em Gestão da segurança e, na sequência, em Estatísticas.