00492186
Foto: Levy Ferreira/SECOM

De janeiro a abril de 2025, 29 ruas de Curitiba que eram de saibro passaram por obras de pavimentação e drenagem. As melhorias, realizadas pela prefeitura. incluem galerias pluviais, bocas de lobo e meio-fio.

O motorista Mackalyster Sampaio dos Santo acompanha de perto a movimentação das máquinas na Rua Eleonora Branco Grácia, no bairro Taboão, que está no meio do processo de obras. A via da Regional Boa Vista, que por décadas conviveu com buracos, lama e alagamentos, hoje está em fase de terraplanagem e implantação das galerias pluviais — parte essencial da infraestrutura antes da aplicação do asfalto.

“A nossa rua era bem complicada. Quando chovia, abriam crateras. Como é uma descida forte, a água descia com tudo e levava embora o que a Prefeitura arrumava. Agora está diferente. A obra nem terminou ainda, mas já sentimos a diferença. Está mais limpo, mais organizado. A expectativa é de que melhore muito mesmo”, conta Mackalyster.

A Rua Eleonora Branco Grácia é uma das 25 frentes de obras em andamento, que juntas vão assegurar mais de 10 quilômetros de asfalto novo em diferentes regiões da cidade. A intervenção iniciada no final e março acontece no trecho de 317 metros entre o cruzamento com a Rodovia dos Minérios até o final da via, próximo à divisa com Araucária.

Por estar em uma área de declive e fundo de vale, o projeto inclui ainda a construção de degraus em concreto no final da via, para controlar a força da água da chuva que chegará pelas nova galerias pluviais, antes que ela chegue ao córrego afluente do Rio Barigui.

O que vem por aí

Além das obras já entregues e em andamento, outras cinco intervenções já estão contratadas e devem começar nas próximas semanas, somando mais 855 metros. No total, entre obras entregues, em andamento ou a iniciar são 59 obras de janeiro a abril, que vão garantir mais de 18 quilômetros de infraestrutura urbana em bairros que há décadas aguardavam por esse tipo de melhoria.

As obras que estão livrando ruas de pavimento primário dos buracos, da poeira e da lama são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e integram o programa de requalificação da malha viária da cidade.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, os resultados deste início de ano refletem o compromisso da gestão com as regiões que mais precisam de infraestrutura.

“Transformar rua de saibro em via asfaltada é muito mais do que fazer uma camada de pavimento. Significa promover dignidade, segurança e valorização para quem mora ali. A gestão do prefeito Eduardo Pimentel tem obra em diferentes bairros para entregar mais qualidade de vida para a população”, afirma Jamur.

As obras são realizadas pela Prefeitura de Curitiba com recursos próprios e também com apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), reforçando o investimento conjunto em infraestrutura para os bairros.