6f1
Pesquisa mostra situação delicada das empresas (Tomaz Silva/ABr)

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizou no mês de dezembro pesquisa para levantar a situação econômica do setor de alimentação fora do lar. No recorte do Paraná, o levantamento é referente ao mês de novembro, realizado com empresários do setor, e o resultado apontou que 47% das empresas vem operando no prejuízo.

O presidente da Abrasel PR, analisa a situação com cautela, mas também exalta a melhora dos últimos números. “Na mais recente pesquisa anual da Abrasel, notamos uma melhoria positiva no setor em comparação com meses anteriores. No entanto, é preocupante que 47% das empresas ainda estejam equilibrando as contas ou operando no prejuízo”, diz Luis Fernando Menuci, presidente da Abrasel PR.

“Isso destaca a urgência de medidas eficazes, sublinhando a necessidade de uma compreensão mais profunda por parte do governo. Como o setor com maior índice de empregabilidade, merecemos uma abordagem que promova o crescimento, divergindo das recentes medidas provisórias que podem comprometer nossa vitalidade econômica”, continua.

Entre as questões levantadas na pesquisa, as dívidas também foram abordadas. Segundo o levantamento, 28% têm pagamentos em atraso, mais de um quarto das empresas acumulam dívidas em atraso. Destas, 80% devem impostos federais, 50% impostos estaduais, 37% têm dívidas bancárias, 10% devem a fornecedores, 23% devem encargos trabalhistas, 13% estão inadimplentes com serviços públicos (como água, gás e energia elétrica). Além disso, 10% estão com o aluguel do imóvel atrasado.