
O grupo Circo di SóLadies, companhia de palhaças mulheres, fez uma convocação para atos em todo o Brasil pela morte de Julieta Hernández, estuprada e morta enquanto viajava de bicicleta pelo Brasil. De acordo com a organização, mais de 20 cidades já confirmaram manifestações chamadas de bicicletadas, para esta sexta-feira (12). No Paraná, haverá atos em Curitiba, Londrina, Cascavel e Paranaguá.
“Convocamos pessoas por todo o Brasil a mobilizarem pedais nas suas cidades simultaneamente na próxima sexta-feira, a fim de homenagear Julieta Hernandez, a Miss Jujuba, para ocupar as ruas do Brasil em solidariedade a Julieta e para gritar contra a barbárie, o feminicídio, a violência e o extermínio que as mulheres sofrem diariamente”, diz a convocação do ato.
Os organizadores pedem que os participantes que puderem compareçam de bicicleta e que os artistas se apresentem durante o protesto.
Velório e sepultamento
O corpo artista venezuelana Julieta Hernández é velado na capital amazonense nesta quarta-feira (10). Após a cerimônia, o corpo será levado para a Venezuela na quinta (11). Segundo o governo da Venezuela, que presta auxilio à família da vítima, o sepultamento será feito na sexta (12) na cidade de Puerto Ordaz, onde mora a mãe da artista.
Julieta, que tinha 38 anos e se apresentava como “migrante nômade, bonequeira, palhaça e viajante de bicicleta”. Segundo a Polícia Civil, ela foi estuprada e morta por um casal que inicialmente ofereceu abrigo à ela. Desaparecida desde 23 de dezembro, o corpo de Julieta só foi encontrado na última sexta (5) no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas.
Presos
A Polícia Civil do Amazonas indiciou Thiago Agles da Silva e Deliomara dos Anjos Santos pelo assassinato da artista venezuelana Julieta Ines Hernandez Martinez. Ambos responderão por ocultação de cadáver, latrocínio e estupro.
A investigação do caso começou após um boletim de ocorrência ter sido registrado na manhã de quinta-feira (4), relatando o desaparecimento de Julieta. Segundo a Polícia Civil, o boletim informava que o último contato da vítima com a família teria sido na madrugada do dia 23 de dezembro, quando ela teria dito que iria pernoitar em Presidente Figueiredo, e em seguida seguiria para Rorainópolis, em Roraima.
Onde serão os atos no Paraná na sexta (12)
Curitiba
Às 19 horas na Praça Santos Andrade
Londrina
Às 17h30 na Vila Cultural Canto do Marl
Cascavel
Às 19 horas no Marco Zero
Paranaguá
Às 15h30 na Praça Fernando Amaro
E para saber os locais de outras cidades do Brasil acompanhem a pagina @bicicletadajulieta