
Três grande obras vão mudar a cara do Litoral do Paraná. A mais emblemática delas é a construção da Ponte de Guaratuba, com investimento de cerca de R$ 400 milhões. A obra é aguardada há décadas e vai reduzir substancialmente o tempo de travessia entre Guaratuba e Matinhos. A previsão é que a ponte esteja pronta em abril do ano que vem. Outra obra já em andamento é a requalificação da orla de Pontal do Paraná, assim como já aconteceu em Matinhos e como deverá ser feito na orla histórica de Guaratuba. No último sábado (9), o governo do Paraná anunciou também a duplicação da PR-412, que liga Matinhos a Praia de Leste.
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As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegaram a 70% de execução, segundo dados técnicos do boletim de obras do mês de julho, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). Os acessos da ponte foram projetados para garantir fluidez ao tráfego e integração com o novo sistema viário. O trecho de acesso ao lado de Guaratuba conta com cerca de 940 metros de obras e o lado de Matinhos possui aproximadamente 880 metros. A extensão total, com a ponte, é de 3,07 km.

Em julho, um dos principais avanços da obra contemplou os serviços de contenções no lado de Guaratuba, com a execução do solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento, bem como a escavação para rebaixamento do morro no acesso à região de Caieiras.
Obras vão mudar a cara do Litoral do Paraná: duplicação da PR-412 deve durar três anos
A rodovia entre Matinhos e Praia de Leste, em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, também será finalmente duplicada. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, neste sábado (9), deu início à obra de duplicação na PR-412. Também conhecida como Rodovia Máximo Jamur, a estrada de 14,28 quilômetros terá duplicação em concreto, fruto do investimento de R$ 274 milhões para melhorar a principal ligação entre as duas cidades litorâneas. A obra deve durar três anos.

Os serviços na PR-412. entre A rodovia entre Matinhos e Praia de Leste, começaram com a implantação das novas vias marginais, por onde o tráfego de veículos será desviado futuramente para permitir o avanço da duplicação do eixo principal da rodovia. A intervenção é executada por uma empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que também fiscaliza todas as etapas do projeto.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explicou que as obras já foram iniciadas. “Já estamos com máquinas na pista e iniciamos a contagem do cronograma, pois a obra tem duração de 36 meses”, disse. “Vamos organizar o trânsito durante a alta temporada, para que haja mobilidade, acelerando para entregá-la antes do prazo”.
O projeto prevê a construção de uma nova pista central com pavimento rígido de concreto com 21 centímetros de espessura – uma solução mais resistente e duradoura que o asfalto tradicional. O concreto é especialmente vantajoso para regiões com tráfego intenso e clima úmido, como o Litoral, pois exige menos manutenção ao longo do tempo e suporta melhor a ação da água e do peso dos veículos.
Cara nova para a orla de Pontal do Paraná
Depois da tão aguardada Ponte de Guaratuba, mais uma grande obra que já começou no Litoral do Paraná é a revitalização da orla de Pontal do Paraná. A primeira fase da revitalização, formalizada no fim de julho, prevê a revitalização de 3,66 quilômetros de extensão entre os balneários de Monções e Canoas. A execução é do Consórcio Orla de Pontal, vencedor da licitação, realizada pela modalidade menor preço. O investimento do Governo do Estado é de R$ 34,5 milhões. O prazo de execução de 13 meses.

A segunda fase do projeto também está em andamento. O IAT emitiu em março a Licença Prévia (LP) para o trecho de 2,77 quilômetros entre os balneários de Santa Terezinha e Ipanema.
A proposta prevê obras de saneamento e infraestrutura, incluindo a requalificação e continuação da via beira-mar, calçadões, 13 lounges urbanos, três quiosques e três passarelas de acesso à praia. O documento possibilita a elaboração do edital de licitação, que deverá ser proposto na modalidade de contratação integrada, em que a mesma empresa realiza os projetos básico e executivo e executa a obra. Ainda não há uma data para a licitação e nem estimativa de valor do investimento.
Além da urbanização da faixa litorânea, será implantado um canteiro de obras com unidade de triagem e trituração dos resíduos da construção civil. A ação busca garantir mais eficiência e sustentabilidade no processo de revitalização.
Uma das melhorias mais aguardadas pela população local é a construção de um sistema de microdrenagem moderno ao longo da Avenida Deputado Aníbal Khury. A nova estrutura promete minimizar alagamentos e erosão do solo, dois problemas recorrentes em períodos de chuva intensa.
O sistema contará com galerias para escoamento da água da chuva, direcionando o fluxo para os canais de macrodrenagem já existentes em Pontal do Paraná, que promete reduzir os impactos das enchentes.
Orla Histórica de Guaratuba está em obras que vai mudar a cara do Litoral do Paraná
A Orla Histórica de Guaratuba, que abrange o entorno da Praça dos Namorados, o casario e a margem da baía, contará com uma a ampla revitalização promovida pelo Governo do Paraná, em parceria com o município. A gestão estadual também trabalha na elaboração de um amplo projeto para as orlas da Praia Central, Praia de Caieiras e Prainha. A exemplo do que aconteceu em Matinhos, elas serão beneficiadas com obras de engorda da faixa de areia e nova infraestrutura urbana.

O projeto mais avançado é da Orla Histórica. Ele envolve a construção de um grande deck de madeira, reforma de trapiches, novo calçamento, paisagismo, iluminação, espaços de lazer e convivência e estacionamento, o que promete melhorar a experiência de moradores e turistas que frequentam a região.
Neste momento, a Paraná Projetos, órgão vinculado à Secretaria do Planejamento, trabalha na conclusão do anteprojeto que servirá como base para a elaboração da licitação, a ser conduzida pelo Instituto Água e Terra (IAT). A contratação será feita no modelo integrado, em que a empresa vencedora do processo licitatório deve elaborar os projetos básico e executivo, além de executar as obras.