Meio do ano, frio, festa junina. Sabe o que significa? Quentão. Em seu preparo original do Sul do Brasil, o quentão leva vinho ou cachaça e especiarias, entre elas gengibre, limão e canela, mas os “chefs” de quentão sempre inovaram.
E uma das receitas virou uma coisa muito curitibana, o quentão com gemada. Diz o dito que o ideal é tomar a bebida com uma porção de pinhão, outra coisa muito local. Uma outra mistura que faz sucesso é o quentão com marshmallow. Cravo, canela e gengibre aromatizam a tradicional bebida.
Não se sabe quando foi criada, nem quem primeiro serviu, mas a bebida caiu no gosto e aparece no inverno nas feiras livres de Cuririba e também na Feira Especial de Inverno na Praça Osório.
Certo é que um dia alguém resolveu misturar, por acidente ou não, o quentão tradicional com a gemada, duas bebidas muito apreciadas no clima frio. Daí por diante, a história foi se encarregando de espalhar a novidade até tomar o gosto da população. E você, já experimentou?
Bem Paraná
Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.
O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.
Manias e particularidades do curitibano é um dos cadernos que comemoram os 41 anos do Jornal Bem Paraná em 2024. Procuramos 41 tópicos que mostram um pouco do que é o povo curitibano, suas “esquisitices”, modos de agir, lugares e formas características. Cada um destes 41 tópicos serão publicados até a data de aniversário do jornal.