00444360
Escolas de Segurança Alimentar de Curitiba ensinam técnicas de confeitaria em maio. Foto: Sandra Lima

As Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional estão com inscrições abertas para dois cursos na área de confeitaria no mês de maio. São 62 vagas para os cursos que são gratuitos e coordenados pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) em parceria com o Senac-PR.

A Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Vila Agrícola está oferecendo um curso especializado em Doces para Festas, de 6 a 10 de maio, das 14h às 17h. Durante o curso, os alunos serão introduzidos às noções fundamentais de boas práticas na preparação de doces, aprenderão sobre os ingredientes, utensílios e equipamentos utilizados nesse contexto. Além disso, serão instruídos no preparo das massas, técnicas de modelagem e finalização de doces para festas, bem como métodos adequados de conservação e armazenamento.

Já dos dias 16 a 29 de maio, das 13h às 17h, a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional da Fazenda Urbana promoverá o curso de Técnicas de Confeitaria Básica. Este curso é projetado para proporcionar aos alunos uma ampla compreensão das técnicas essenciais de confeitaria. Os participantes aprenderão sobre organização e administração do espaço de trabalho, planejamento e administração do tempo, seleção e conservação de alimentos, além de receberem orientações sobre higiene na manipulação de alimentos. O programa também abordará tendências atuais em confeitaria, preparação de produtos de confeitaria e a importância da sazonalidade dos alimentos para um aproveitamento ideal.


As escolas

As Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional fazem parte do programa Mesa Solidária, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). Essas escolas oferecem capacitação profissional ao combinar conhecimento teórico e prático, criando oportunidades de emprego e renda para os participantes.

São cinco unidades: as escolas de seguranças alimentar Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro), Dom Bosco (Campo do Santana), Vila Agrícola (Cajuru), Casa Culpi (Butiatuvinha) e a Fazenda Urbana (Cajuru).

Essas instituições contam com o apoio de entidades como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), bem como outras instituições de ensino, para oferecer cursos e capacitações relacionados à alimentação, abrangendo diversas áreas culinárias.

Serviço

Doces para festas
Data: 6 a 10 de maio, das 14h às 17h
Local: Escola Vila Agrícola (Rua Leonardo Novicki, 937)
Inscrições: neste link

Técnicas de confeitaria básica
Data: 16 a 29 de maio, das 13h às 17h
Local: Fazenda Urbana (Av. Pref. Maurício Fruet, 1.880 – Cajuru)
Inscrições: neste link