Ana Ehlert

A quinta-feira, 2 de maio, chegou com sol brilhando logo cedo e sem nenhuma nuvem no ceú. Às 8 horas da manhã os termômetros já marcavam 23ºC em Curitiba. Para a tarde, a previsão é de bastante calor, com a máxima prevista de 31ºC para a Capital. Mas há algumas mudanças de tempo previstas para esta quinta-feira, em partes do Paraná. Há possibilidade de chuva entre o Oeste e Sudoeste do Estado, segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Jacóbsen explica que o sistema frontal que atua no Rio Grande do Sul, onde as chuvas têm causado estragos e até mortes, começa a se aproximar do Paraná. Com isso, também pode provocar um pouco de chuva no Sul, mas à noite.

Já na outras regiões continua mais quente e abafado. Segundo ele, as temperaturas ficarão elevadas na parte da tarde com calor expressivo, chegando 37ºC, 38ºC no Noroeste paranaense. “Entre a Capital e as praias também se mantém com muito calor durante o período da tarde. Em Curitiba chegando aos 31ºC graus e nas praias entre 32ºC e 33ºC na região da orla marítima”, afirma. “Mas em Antonina e Morretes pode chegar aos 35ºC e 36ºC, respectivamente.”

No restante da semana, o tempo deve seguir com chuva mais para o Oeste e Sudoeste do Paraná. Ainda conforme o meteorologista, o Sistema Frontal não consegue avançar para as demais regiões paranaenses. O bloqueio atmosférico é bastante intenso. “Essa massa de ar quente e mais seco impede a progressão da frente fria e, por isso, que continua mais chuvoso entre o estado catarinense e também o norte gaúcho”. Para o fim de semana também há a tendência de se manter mais abafado no Leste e Norte paranaense.