Esta quinta, 10 de julho, será a noite da lua cheia do veado. O fenômeno leva esse nome por marcar o período em que os veados machos do Hemisfério Norte começam a desenvolver seus novos chifres. É uma referência que tem origem nas de tradições indígenas da América do Norte.
Leia mais:
O ápice da lua cheia do veado vai ser às 17h30 (horário de Brasília). No entanto, para avistar o fenômeno no céu, o melhor horário será no início da noite, logo após o pôr do sol.
Céu de Curitiba deve estar limpo
Em Curitiba, a lua cheia do veado deve ser bem visível. Isso por que, segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o céu deve estar bem limpo entre as 17 e 18 horas.
Como observar a lua cheia do veado?
Quem pretende observar a lua cheia do veado, a melhor forma é procurar um local com boa visibilidade do céu e pouca poluição luminosa. O fenômeno não exige telescópio para ser visto, mas binóculos simples podem ajudar quem quiser ver mais detalhes.
Lua do trovão
Essa Lua cheia também é chamada de “lua do trovão”, em referência às tempestades comuns em julho no Hemisfério Norte.
Já os celtas e europeus mais antigos a chamavam de “lua das ervas”. Isso por que, naquela região esse era o melhor período para colher plantas medicinais.
Os anglo-saxões a chamavam de “lua do feno”, por ser o momento da colheita do pasto.
Essa é também a lua cheia mais distante do Sol em 2025, já que brilhará nos céus poucos dias depois do chamado afélio, o ponto da órbita da Terra em que estamos mais afastados da estrela.