O penúltimo domingo de Verão, 10 de março, em Curitiba foi abafado com temperatura máxima de 30,3ºC, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O calorão foi a tônica do dia em praticamente todo o Estado onde as máximas, se não passaram dos 30ºC, ficaram bem próximas, com 29ºC como em Clevelândia, Lapa e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e 28ºC em Palmas e Ponta Grossa.
Em Altônia, no extremo oeste, já na divisa do Paraná com o estado de Mato Grosso do Sul, foram registrados 37,9ºC.
E para quem já estava ‘feliz’ com a proximidade do Outono e, portanto, com temperaturas mais amenas é melhor se preparar. Uma nova onda de calor, com temperaturas entre 3ºC e 5ºC acima da média, deve fechar o Verão deste ano e os dias mais ‘frescos’ das próximas semanas devem seguir apenas até quarta-feira, 13 de março, com máximas entre 28ºC, nesta segunda-feira ,11 de março, e 29ºC em Curitiba.
Já a partir de quinta, as máximas previstas são de 30ºC até ao menos a segunda-feira, 18 de março, e pode chegar a 33ºC na terça-feira, 19 de março. Isso tudo na Capital.
Para as regiões Oeste, Norte e Noroeste as máximas passam dos 35ºC, conforme a previsão do Simepar. Na sexta-feira, 15 de março, as máximas previstas devem de 37ºC em Guaíra e 36ºC em Umuarama, Paranavaí e Maringá.
Onda de calor
Segundo o Climatempo, o ar quente ganha força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina ao longo desta semana. Uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece manutenção do ar quente sobre a região, já que este sistema desfavorece a formação de nuvens carregadas, mantendo o ar seco e em gradual aquecimento.
Com isso, o ar quente e seco se expande para a Região Sul do país, MS, sul de MT, Triângulo Mineiro e interior de SP, regiões que terão calor intenso até, pelo menos, o dia 15. No oeste da região Sul, sudoeste do MS e oeste de SP é onde as maiores temperaturas poderão ocorrer neste período.
Transição para o outono
É importante destacar que março também marca o equinócio de outono no hemisfério sul, marcando a transição do verão para o outono. Durante essa época, a inclinação do eixo da Terra em relação ao sol faz com que os raios solares incidam mais diretamente sobre o equador, resultando em dias mais curtos e no início de temperaturas mais amenas.
Isso ocorre porque a quantidade de radiação solar recebida em uma área específica da superfície terrestre é reduzida devido à angulação dos raios solares em relação à superfície. Consequentemente, a temperatura começa a diminuir gradualmente, marcando a transição para o outono.
Cuidados essenciais durante dias de calor intenso
Com a iminente chegada da terceira onda de calor, é importante estar ciente dos cuidados necessários para lidar com dias de calor intenso.
Mantenha-se hidratado, evitando a exposição prolongada ao sol entre as 10h e as 16h.
Busque abrigo em locais com sombra, use roupas leves e frescas e aplique protetor solar regularmente.
Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário.