Um homem, dono de uma farmácia no bairro Uberaba, em Curitiba, foi preso pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), em ação conjunta com a Vigilância Sanitária de Curitiba. A prisão em flagrante foi nesta quarta, 24, por falsificação de receita e venda de remédios ilegais.
Leia mais:
A operação foi iniciada após denúncias de que o estabelecimento estaria falsificando receituários médicos em nome de uma médica de Piraquara. Durante a fiscalização, foram encontrados 18 receituários falsos em nome da profissional, que, ao ser contatada, confirmou que não os havia emitido.
Denuncia de venda de remédios ilegais
Na vistoria, foram localizadas unidades de produtos terapêuticos expostas para venda. A PCPR apurou que o produto foi adquirido de uma empresa que foi alvo de outra ação policial em 24 de abril deste ano. Na ocasião, a operação desarticulou um esquema de comercialização ilegal de produtos terapêuticos e resultou na prisão de cinco pessoas, entre farmacêuticos e empresários.
Diante dos fatos, o responsável pelo local foi detido em flagrante por crimes de falsificação de documento público (art. 297 do Código Penal) e por crime contra a saúde pública (art. 273 do Código Penal) por ter em depósito, para venda, produtos sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
“A venda de produtos ilegais e a falsificação de documentos são crimes graves que não apenas violam a lei, mas também colocam em risco a vida das pessoas. Continuaremos agindo de forma firme e coordenada para desarticular esses esquemas e responsabilizar os criminosos”, declarou o delegado da PCPR Hormínio de Paula Lima Neto.
O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário.
A Polícia Civil e a Vigilância Sanitária reforçam a importância da colaboração da população por meio de denúncias para combater crimes que colocam em risco a saúde de todos.