6f1
Escolas passam por período de limpeza e preparação (Lucas Fermin/SEED-PR)

A volta às aulas nas redes públicas do Paraná e de Curitiba acontece no início de fevereiro. Com isso, o momento é de preparação para o início do ano letivo nas escolas públicas. Na rede estadual do Paraná, o ano letivo começa no dia 5 de fevereiro para os mais de um milhão de estudantes. Na rede municipal de Curitiba, as aulas começam no dia 12 de fevereiro.

Na rede estadual, que compreende mais de 2 mil escolas, os preparativos começaram já no começo deste ano. Limpeza, roçada, pintura e dedetização estão entre os serviços de melhoria realizados em diferentes escolas estaduais durante o recesso.

Reformas feitas neste início de ano também integram o maior programa de infraestrutura escolar já implementado na rede estadual de ensino. Em 2025, R$ 686 milhões serão investidos pelo governo estadual em um conjunto de obras de construção, ampliação e modernização de estruturas.

Na rede municipal não é diferente. Desde os primeiros dias de janeiro, todas as unidades educacionais da rede municipal de ensino curitibana são vistoriadas pelo time de Obras da Secretaria Municipal da Educação até a volta às aulas. São 427 unidades – 188 escolas (quatro especiais) e 239 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O objetivo, segundo explica o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, é mapear a situação de cada unidade e garantir que todas estejam prontas para receber as crianças e estudantes no retorno das aulas.

Cerca de 70 escolas e CMEIs nas dez administrações regionais de Curitiba recebem, neste início de ano, algum tipo de intervenção da Coordenadoria de Obras.