
O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Marcos Sunye, anunciou uma novidade para o vestibular da instituição a partir de 2026. “Nós vamos simplificar o vestibular. Nós já estamos com uma resolução que está sendo encaminhada para o vestibular ser em apenas uma fase. Vamos estudar uma data melhor, tudo para favorecer melhor o candidato”, declarou Sunye nesta tarde durante logo após o fechamento dos portões e início da aplicação das provas deste domingo, 5.
- Calor de 29ºC em Curitiba em dia de prova da UFPR e concurso; Paraná tem 49 municípios em alerta laranja
- Vestibular da UFPR: veja horários, o que levar e o que não pode
Número recorde de inscritos no Vestibular da UFPR
Sunye comemorou o número recorde de inscritos deste ano. Foram exatos 39.565 inscritos. Segundo o reitor esse é o maior número de candidatos no vestibular desde 2019, antes da pandemia. Em relação ao vestibular de 2025, o crescimento foi de 7%.
Destes total de inscritos, 124.951, ou seja, 37,8% são oriundos do ensino integral das escolas públicas e
3.177 treineiros.
A prova terá início às 14 horas e será aplicada em 10 cidades do Paraná (Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo) e também em Joinville (SC).
Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h40 e fechados às 13h30. O números de abstenções deve ser divulgado ainda nesta tarde de domingo.