As equipes de segurança do Porto de Paranaguá, no Litoral do Paraná, fizeram um resgate dentro do porão de um navio nesta tarde de segunda, 29. Mais de 40 profissionais do Corpo de Bombeiros, da Rocha Terminais Logísticos, da Rochamar Agência Marítima e do Ogmo (Órgão Gestor de Mão de Obra) participaram do resgate.
Leia mais:
A ação de resgate fez parte de um treinamento inédito de resgate organizado pela Portos do Paraná e visa o preparar e treinar os funcionários em um exercício simulado para atendimento de um grave acidente.
A ação no navio fez parte do cronograma de simulados do Plano de Ajuda Mútua (PAM) da Portos do Paraná. “Temos que ensaiar, testar e treinar para que, quando algo eventualmente aconteça, já tenhamos todos os critérios e procedimentos perfeitamente conhecidos, alcançando maior eficácia no atendimento”, disse o assessor especialista em Saúde e Segurança do Trabalho da Portos do Paraná, Felipe Zacharias.
Resgate ajudou a definir método para acidente em embarcação sem guindaste
O foco do simulado foi testar e definir métodos de salvamento em casos de acidentes em embarcações sem guindastes, como é o caso do navio Uranus, utilizado como cenário da atividade. A ausência do equipamento exigiu formas diferentes de atuação. A simulação ocorreu em um dos porões da embarcação, onde o trabalhador acidentado foi representado por um manequim.
O Corpo de Bombeiros fez primeiros socorros ainda no local e executou o resgate usando cordas, que içaram a vítima por 20 metros até o convés. Na etapa seguinte, foi feita a retirada da vítima pelo sistema de guincho utilizado para içamento de suprimentos para o navio.
“Fazer um treinamento dentro de um navio é totalmente diferente das ocorrências diárias. Além disso, quando a gente treina junto, fica muito mais fácil atender ocorrências de uma forma geral”, destacou o comandante da 1ª Companhia de Paranaguá do Corpo de Bombeiros, Everton Soares de Oliveira.
O operador Rocha, signatário do PAM, foi quem disponibilizou o navio para o simulado. “Todo treinamento é muito importante, ainda mais quando é prático. Essa ação do dia a dia reforça ainda mais o nosso compromisso com a segurança das pessoas”, afirmou o gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade da empresa Rocha, Alex Lanza.
Exercícios simulados contam com apoio dos Bombeiros do Paraná
Os eventos do PAM são promovidos de forma constante na faixa portuária, tanto pela Portos do Paraná quanto pelos signatários do Plano. Em maio deste ano, ocorreu um exercício em Paranaguá que envolveu um trem, um ônibus e um carro.
A ação, organizada pelo 8º Grupamento de Bombeiros Militares, contou com apoio da Portos do Paraná, Samu Litoral, Rumo Logística, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e da Polícia Militar.
O papel da autoridade portuária foi acionar as empresas integrantes do PAM para auxiliar o Corpo de Bombeiros e a empresa impactada, que nesse caso foi a Rumo, no atendimento à ocorrência.