O Leão Dacar, do Zoológico de Curitiba, passou por uma ressonância magnética no sábado (6). Não, ele não está doente, mas precisava de um check-up veterinário. Mais de 12 profissionais, entre veterinários e cuidadores, participaram da operação para garantir que tudo fosse realizado com segurança e tranquilidade.
Leia mais
A ressonância magnética do Leão Dacar, que pesa cerca de 160 quilos , foi feita na clínica Liga Vet com apoio de especialistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O Leão Dacar chegou a Curitiba em junho de 2024. Veio do Zoológico de São Paulo. Ele passou por um longo processo de aproximação para fazer companhia à leoa Zâmbia.
O leão Dacar veio do Zoo de São Paulo na forma de permuta.
Além do Leão Dacar, Zoo de Curitiba tem mais de 1.800 animais
O Zoo é responsável pelo cuidado de mais de 1,8 mil animais, que ficam na área de visitação. São cerca de 589 mil metros quadrados, com aproximadamente 165 recintos. Entre os animais, estão alguns de espécies nativas ameaçadas, inseridos em programas nacionais de conservação.
Mais de 70% dos animais vieram de situações de intervenção humana (apreensões, tráfico, circos, maus-tratos) que impossibilitaram sua soltura na natureza. Hoje, recebidos pelo Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs), também encontram abrigo e cuidado na unidade de conservação do Alto Boqueirão.