Restauração em concreto de rodovia no Paraná entra no 4° mês de obra e está quase na metade

Obra de restauração em concreto da PRC-280 chega ao quarto mês de trabalhos com quase metade dos serviços do contrato executados

Redação Bem Paraná com AEN
rodovia concreto

Trecho de obras em concreto na PRC-280 (Divulgação/DER-PR)

Os trabalhos de restauração da PRC-280, rodovia estadual entre Pato Branco e Clevelândia, no Sudoeste do Paraná, atingiu 46,76% de execução nesta semana. Já são quatro meses de trabalhos no trecho, que é feito em concreto.

A informação é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A porcentagem é referente à medição mais recente, de março. Na medição anterior a execução dos serviços havia chegado a 32,77%.

Com um investimento de R$ 180,9 milhões, a obra envolve a restauração em concreto de 37,49 quilômetros da rodovia, utilizando a técnica whitetopping. Nela, o pavimento asfáltico já existente passa por melhorias e é aproveitado como base para o novo pavimento rígido de concreto.

Os serviços nesta fase começaram na semana passada próximo ao perímetro urbano de Pato Branco e estão seguindo rumo a Mariópolis. O trecho entre Mariópolis e Clevelândia já está com a pista de concreto finalizada.

Além do pavimento em concreto obra prevê terceiras faixas em pontos críticos

A obra prevê também a implantação de terceiras faixas em pontos críticos do trecho, nova sinalização horizontal e sinalização vertical, além da instalação de sistema de drenagem superficial de águas. Serão instaladas ainda defensas metálicas e plantada nova grama no talude dos alargamentos.

O pavimento de concreto é executado em um dos sentidos de tráfego de cada vez, sendo necessário operação pare-e-siga 24 horas por dia para preservar o pavimento antigo já melhorado, e evitar a circulação sobre a pista nova, enquanto se aguarda a cura do concreto.

Usuários devem seguir com cautela pelo trecho, obedecendo as orientações dos funcionários da obra, ou buscar rotas alternativas, utilizando a BR-158 e PR-459.