UFPR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA
UFPR (Franklin de Freitas)

Os quatro restaurantes universitários (RUs) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão retomar atividades a partir do dia 4 de agosto. O retorno ocorre depois que a UFPR assinou, nesta segunda-feira (28), um contrato emergencial que garante o serviço, pelo menos até o fim deste ano.

O novo contrato, no valor de R$ 15 milhões, foi firmado com a empresa Nutriville, que fornece refeições para o Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da UFPR. O acordo assegura o funcionamento integral dos restaurantes dos campi Centro Politécnico, Jardim Botânico, Reitoria e Agrárias até o final do atual ano letivo.

A solução ocorreu em um processo concluído em apenas 10 dias úteis desde a abertura do edital até a assinatura final. A celeridade foi necessária para mitigar os impactos à comunidade acadêmica. O rito contou com aprovação do Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) e análise jurídica da Advocacia-Geral da União (AGU).

A contratação emergencial se tornou a única via possível após o rompimento unilateral do contrato pela antiga fornecedora e a recusa das empresas remanescentes da licitação em assumir o serviço pelo preço praticado anteriormente.

Imbróglio

O imbróglio começou no dia 11 de julho, quando a UFPR realizou pagamento de R$ 1,3 milhão referente aos serviços prestados pela então fornecedora. No mesmo dia, segundo relatos da gestão, a empresa retira equipamentos dos restaurantes sem notificação prévia. No dia seguinte, a empresa notificou a universidade sobre a rescisão do contrato.

Para garantir atendimento aos estudantes em maior vulnerabilidade, a UFPR contratou refeições emergenciais para os beneficiários do PROBEM, servidas no RU do campus Agrárias. Depois, a universidade convocou as empresas remanescentes da licitação original, mas nenhuma concordou em assumir o contrato pelo valor anterior. A UFPR ainda firmou uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para ampliar o atendimento aos estudantes da UFPR em seus restaurantes. No dia 18, o atendimento emergencial no RU do Agrárias ficou ampliado para todos os estudantes da UFPR.