A Prefeitura de Curitiba acatou reivindicações do setor de transporte e reviu a portaria que previa a restrição de tráfego de caminhões pesados na Linha Verde. A restrição ainda vai acontecer, mas agora será mais maleável. A portaria de outubro do ano passado estipulava que veículos entre sete e dez toneladas não poderiam circular na via das 10 às 16 horas e das 20 às 7 horas de segunda a sexta. Veículos com dez a 14 toneldas só poderiam percorrer a Linha Verde das 20 às 7 horas. Acima deste peso, só com autorização da Urbs.

Com o acordo fechado entre a Prefeitura e o setor de transporte, a restrição fica minimizada. A partir do dia 1º de setembro, caminhões com carga acima de sete toneladas não poderão circular na Linha Verde nos dias úteis das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas. Nos demais horários, só poderão circular pela faixa da direita. Nos finais de semana não haverá restrição de horário. Na portaria original até o tráfego nos finais de semana tinha horários determinados para o tráfego pesado.

Com as discussões chegamos a um bom encaminhamento para a restrição e o setor de transportes também tinha que contribuir para melhorar o trânsito na Linha Verde, disse Gilberto Antonio Cantu, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar).

O grupo de trabalho que reviu as determinações da portaria 111/2010, que criava a Zona de Tráfego de Cargas (ZTC) Linha Verde, foi proposto pelos sindicatos que representam os trabalhadores e empresas no transporte de cargas  logo após a sua publicação. De lá para cá, eles conseguiram que a entrada em vigor da portaria, prevista incialmente para 22 de março, fosse adiada para aprofundar os estudos de impacto.

Nós propomos a criação deste grupo no final do ano passado para repensar a portaria. Estamos falando de pontos na portaria quem do ponto de vista do Setcpear, não tem como serem cumpridas, disse o presidente do Sindicato, Gilberto Cantu, em entrevista ao Jornal do Estado quando os sindicatos pediram o adiamento da restrição, em fevereiro deste ano.

Desde o início o setor reconhecia que alguma medida deveria ser implementada para dar maior fluidez Linha Verde, mas não aceitava que os problemas de fluxo da via fosse atirada apenas aos caminhões. Segundo apontam, o fluxo de caminhões pesados na Linha Verde representa 15% do fluxo total na via.

A Prefeitura vai fazer uma campanha de orientação aos motoristas de caminhão sobre a restrição. Serão entregues panfletos informando os horários e a Diretran colocará placas de sinalização ao longo da Linha Verde.

Também participaram da reunião de ontem representantes da Associação Comercial do Paraná (ACP), Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e Sincodiv/PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná), o presidente da Urbs, Marcos Isfer, o secretário municipal do Governo, Luiz Fernando Jamur, e o vereador Felipe Braga Cortes.