
Um prédio abandonado há anos, localizado Rua Cruz Machado, do numeral 10 ao 41, na esquina da Alameda Doutor Muricy, próximo à Praça Tiradentes, bem no coração de Curitiba. Este imóvel pode ser primeiro a receber uma roupagem ‘retrofit’ e virar um espaço de aluguel social.

A obra, ainda em estudos, integra o plano de ação de Prefeitura de Curitiba para levar moradores de volta para o Centro da Capital, chamado de “Curitiba Volta ao Centro”.
Leia mais:
A reforma integra o Plano de Redesenvolvimento do Centro de Curitiba, que abrange diversas frentes de ação que, em conjunto, visam revitalizar o coração da cidade de forma integrada.
As iniciativas envolvem melhorias em infraestrutura, segurança, habitação, mobilidade e valorização do patrimônio histórico, além de promover soluções para a população em situação de rua e fortalecer o turismo e o comércio local.
Reforma retrofit
Conforme as informações da assessoria da Companhia de Habitação (Cohab), o prédio da Cruz Machado deverá será transferido para a companhia. Após esse processo, começam os estudos de como poderia ser a reforma. De acordo com a proposta do projeto, a reforma deve seguir o modelo retrofit, que prevê a modernização de prédios antigos para fins residenciais e comerciais, preservando o patrimônio arquitetônico.
Uma segunda etapa do projeto irá avaliar qual será o destino do imóvel. O espaço poderá ser usado para um novo programa de aluguel social, mas que ainda está em desenvolvimento, conforme a assessoria.
O aluguel social é um benefício social que visa auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade a custear o aluguel de uma moradia. Ele é oferecido por programas governamentais e, em geral, abrange famílias com renda baixa, mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de risco, e outras categorias específicas.