
Reunidos nesta terça-feira (19) em Curitiba, os governadores Ratinho Junior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Claudio Castro (Rio de Janeiro) e Renato Casagrande (Espírito Santo), e os vice-governadores Felício Ramuth (São Paulo) e Marilisa Boehm (Santa Catarina), assinaram a Carta de Curitiba, que elenca as principais propostas do grupo a respeito dos temas ambientais.

Os governadores e vices se reuniram em Curitiba para a 13ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento ocorreu dentro da Conferência da Mata Atlântica, que reúne especialistas de diversas áreas para discutir avanços na preservação do bioma.
A solenidade foi marcada pela defesa do meio ambiente, divulgação de exemplos de sustentabilidade e compromisso com a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro.
Confira a carta AQUI em arquivo:
Governadores destacam avanços na preservação na Carta de Curitiba
Os governadores dos estados das regiões Sul e Sudeste apresentaram os avanços nas ações de preservação da Mata Atlântica durante o 13° encontro do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (Cosud), realizado no Teatro Guaíra, em Curitiba, nesta terça-feira (19). O compromisso com a proteção do bioma é uma das prioridades do grupo, que trabalha com o compartilhamento de políticas públicas e soluções integradas para o desenvolvimento sustentável da região
A Mata Atlântica é o bioma predominante nas regiões que integram o consórcio. Em âmbito nacional, ela está presente em 17 estados brasileiros, abrigando mais de 70% da população do País e 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. A ideia do consórcio é avançar nas discussões relativas ao bioma, com propostas na Carta de Curitiba.

(Foto: Foto: Jonathan Campos/AEN)