
Um cemitério localizado na comunidade rural Conceição dos Túlios, em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi interditado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR). Conforme o órgão, o local estaria funcionando sem licença ambiental, o que provoca risco de poluição, contaminação de aquífero e de lençol freático, além de poder causas doenças graves para a população.
Conforme noticiou em primeira mão o portal G1, um inquérito já foi aberto para apuração de possível crime ambiental, inclusive com técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) e policiais ambientais visitando o lugar. O responsável pelo cemitério, contudo, ainda não foi localizado, uma vez que o local sequer possui cadastro e ninguém se manifestou dizendo ser o dono do cemitério.
Enquanto o impasse não é resolvido, a comunidade rural lamenta ter ficado sem espaço para enterrar os entes queridos. Um processo de regularização está sendo tentado, mas ainda não avançou. O IAT, inclusive, já sugeriu uma reunião envolvendo todos os interessados: prefeitura, moradores, Ministério Público e igreja da região. O encontro, porém, ainda não tem data marcada.