
O trecho da rodovia, entre os municípios de Manoel Ribas e Pitanga, no Centro do Paraná, será pavimentado com nova técnica de aplicação de concreto. A definição esta no edital do consórcio vencedor, publicada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
O grupo vencedor irá realizar a restauração e ampliação em concreto da PRC-466 em um trecho de 43,05 quilômetros. A técnica usada será a whitetopping, uma das mais modernas da atualidade. (ver abaixo).
O Consórcio Construtor CEA Manoel Ribas, formado pelas empresas Ellenco Construções Ltda., Afirma Evias Engenharia e Tecnologia Viária Ltda. e Construtora Luiz Costa Ltda., venceu a disputa com proposta de preço de R$ 231,6 milhões e por ter a documentação habilitada por comissão de contratação do DER/PR.
Com a publicação tem início o prazo para interposição de recursos pelas demais participantes quanto ao resultado. Caso algum argumento seja apresentado, o vencedor poderá apresentar suas contrarrazões, com ambos documentos sendo analisados pelo DER/PR para tomada de uma decisão final.
Obra terá viadutos e trincheiras
A obra vai iniciar no acesso à subestação de Furnas, território de Manoel Ribas, seguindo até Pitanga, terminando no entroncamento com a PR-460. A pista será totalmente restaurada e nos segmentos críticos de ultrapassagem serão implantadas faixas adicionais de tráfego.
Está previsto um novo viaduto do tipo rótula em desnível no entroncamento da PRC-466 com a PRC-487, em Manoel Ribas. A pista da PRC-466 será elevada e o tráfego da PRC-487 vai passar abaixo dela em duas trincheiras, com vias marginais permitindo a troca de rodovia.
Outro viaduto do tipo rótula em desnível será implantado em Pitanga, substituindo a interseção atual com a Rua da Liberdade, disciplinando o tráfego local e o acesso à rodovia, com a PRC-466 novamente sendo elevada no trecho.
Também serão realizadas melhorias no acesso à subestação de Furnas, na interseção de acesso a Manoel Ribas e no acesso para a Comunidade de Barra Santa Salete, além de pavimentação com pavimento asfáltico nos demais acessos regulamentados da rodovia.
Serão implantados ainda novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal de vertical, dispositivos de segurança viária
O edital utiliza a modalidade contratação semi-integrada, que prevê elaboração de projeto executivo de engenharia em um prazo de 180 dias e execução da obra em 690 dias, totalizando 29 meses.
Técnica usada de concreto
Whitetopping é uma técnica de reabilitação de pavimentos onde se aplica uma nova camada de pavimento de concreto de cimento Portland sobre um pavimento asfáltico deteriorado. Neste método, a estrutura asfáltica existente funciona como uma sub-base para o novo pavimento rígido de concreto, que é aplicado diretamente por cima, sem a necessidade de grandes obras de escavação.
Benefícios do Whitetopping
- Aumento da resistência e durabilidade:A nova camada de concreto confere maior resistência ao tráfego e aumenta a vida útil do pavimento.
- Menor impacto e economia:Como o concreto é aplicado sobre o asfalto, evita-se a necessidade de remover a camada antiga, o que pode resultar em uma obra mais rápida e com menor custo.
- Melhora da mobilidade urbana:A reabilitação das vias com whitetopping contribui para uma melhor qualidade de tráfego e mobilidade em áreas urbanas e rodoviárias de grande volume.
- Versatilidade:A técnica pode ser aplicada em diferentes tipos de via, como rodovias, ruas, aeroportos e estacionamentos.
Como funciona
- Preparação: A camada de asfalto deteriorada é analisada e preparada para receber a nova camada.
- Aplicação do concreto: Uma pavimentadora deposita o concreto sobre o asfalto, utilizando sistemas automatizados para a aplicação de barras de ligação e transferência de carga entre as placas de concreto.
- Acabamento: A superfície é finalizada e texturizada manualmente para garantir um bom acabamento e a funcionalidade do pavimento.
Tipos de Whitetopping
- Whitetopping Convencional:Geralmente aplicado em pavimentos de rodovias e ruas.
- Whitetopping Ultradelgado:Uma versão com menor espessura, que pode ser aplicada em pavimentos onde o uso de concreto convencional não seria viável.