Rodovia que liga Curitiba ao Contorno Norte será duplicada em concreto; veja o projeto

Nova duplicação de 4,5 quilômetros da Rodovia da Uva será feita em concreto

Editado por Mario Akira
rodovia da uva em concreto

Rodovia da Uva terá trecho em concreto (Foto: DER)

A Rodovia da Uva, uma das principais vias de ligação da Grande Curitiba, vai ter uma nova etapa de duplicação. A nova etapa terá piso em concreto.

Nesta quinta-feira (31), o Governo do Paraná, por meio do Departamento de Estrada de Rodagens do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), promoveu a audiência pública para o projeto de aumento de capacidade da PR-417, que liga Curitiba à sede do município de Colombo.

A obra será executada em um trecho de 4,5 quilômetros, desde o entroncamento da Rua Theodoro Makiolka, no bairro Santa Cândida, na Capital, até a interseção com a PR-418, o Contorno Norte de Curitiba, unindo-se à parte já duplicada. A obra busca desafogar o trânsito na via, que não comporta mais o tráfego de veículos atual.

“O projeto foi concebido porque o fluxo de veículos na Rodovia da Uva é muito alto, com uma combinação de veículos de passeio, das pessoas que moram na região de Curitiba e Colombo, com o tráfego pesado de longa distância e o transporte coletivo”, explicou o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

“Há anos era necessária essa ampliação de capacidade, que agora estamos tirando do papel, para separar o tráfego pesado de caminhões, já que rodovia está dentro do perímetro urbano”.

As novas pistas vão receber a técnica whitettoping, que é utilizada em outras estradas estaduais e trata da aplicação de uma camada rígida de concreto no pavimento existente, que tem maior durabilidade que o asfalto comum. Também serão construídas vias marginais para separar o trânsito urbano do tráfego pesado, além de uma nova ponte sobre o Rio Atuba.

Serão construídos, ainda, um viaduto, na junção com o Contorno Norte, outras três interseções onde há maior fluxo de veículos e duas passarelas para pedestres. O projeto também considera readequação da iluminação e as condições de acessibilidade, com calçadas, ciclovias, guias rebaixadas e pontos de ônibus, para garantir a fluidez do tráfego e a segurança de motoristas, pedestres, ciclistas e usuários do transporte público metropolitano.

PRÓXIMOS PASSOS – A audiência pública é o passo anterior à publicação do edital de licitação, que será na modalidade Contratação Integrada, em que a empresa vencedora será responsável pela elaboração do Projeto Executivo e a execução da obra. As manifestações e sugestões feitas na audiência serão analisadas e respondidas pelo DER/PR e, caso não haja necessidade de alterações no anteprojeto, o edital será lançado em um prazo de oito dias úteis.