Roubo de celulares cai 16,26% e mais da metade dos municípios do Paraná não têm homicídios

Editada por Ana Ehlert
celualres roubados

Cai número de celulares roubados no Paraná no primeiro semestre deste ano em comparação a igual período do ano passado. (PCPR)

O balanço do primeiro semestre do ano na área de Segurança Pública mostra queda significativa nos índices de criminalidade Paraná. Entre os destaques estão o recuo no número de celulares roubados e de aumento do número de municípios sem o registro de nenhum homicídio entre janeiro e junho de 2025.

Leia mais:

Roubo de celulares cai 16,26%

Segundo levantamento, houve queda de 16,26% no roubo de celulares no período em comparação a igual período do ano passado. Foram 4.895 celulares roubados no primeiro semestre de 2024 contra 4.099 este ano. 

Os dados são da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), com um levantamento do Centro de Análise, Planejamento e Estatística do Paraná (Cape). “Investimentos em infraestrutura, tecnologia e inteligência aplicados nas forças de segurança possibilitam resultados positivos para toda a população. Hoje os paranaenses se sentem mais tranquilos nas ruas e em suas casas”, afirma o secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira. 

Só em uma ação, em maio desse ano, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) devolveu mais de 100 celulares que haviam sido furtados ou roubados em Cascavel, no Oeste do Estado. As vítimas foram convocadas para retirarem seus aparelhos durante um evento, em uma iniciativa inédita no Estado.

Outra ação marcante foi da Polícia Militar do Paraná no mesmo mês, quando foram recuperados 28 aparelhos que haviam sido furtados durante um show na cidade de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. 

Balanço mostra mais da metade dos municípios sem homicídios

O primeiro semestre de 2025 apresenta os menores números da série histórica na área de segurança pública do Paraná para o período do primeiro semestre. Fruto de uma implantação integrada entre as forças policiais nos últimos anos, o número de homicídios dolosos caiu 29% em relação ao primeiro semestre do ano passado, indo de 889 para 631. No comparativo com 2018, quando foram 1.033 ocorrências, a queda é de 39%.

Outra notícia positiva é que 221 municípios (55,3%) não registraram um único homicídio. Os roubos também tiveram índices históricos de queda: diminuíram cerca de 20% no comparativo com mesmo período do ano passado (6.921 para 5.405). Já quando a comparação é com o primeiro semestre de 2018, a redução é superior, chega a 75% (31.164 para 5.405).

O trabalho conjunto das forças de segurança do Paraná atingiu a maior quantidade de drogas apreendidas e o maior prejuízo causado ao crime organizado na história do estado. Neste primeiro semestre as apreensões tiveram aumento de 27,47% com relação ao recorte equivalente de janeiro a junho de 2024 ( 287.902 kg contra 225.865, respectivamente). No comparativo com 2018, o aumento é de 532%.