Os roubos e furtos de aparelhos celulares registram uma queda grande no Paraná e em Curitiba quando comparados os primeiros cinco meses deste ano com o mesmo período de 2018. No Paraná a queda foi de 45,6% e em Curitiba de 35%. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), divulgados ontem.
No Paraná, o número de ocorrências caiu de 23.608 em 2018 para 12.826 no período dos cinco primeiros meses de 2025. Em Curitiba o número de ocorrências caiu de 7.785 entre janeiro e maio de 2018 para 5.086 em 2025.
Os aparelhos de telefone celular são muito visados pelos criminosos por conta do valor e também pela possibilidade de acesso a contas bancárias das vítimas.
Mesmo assim, nos últimos anos as forças de segurança do estado do Paraná, dentro das diretrizes de combate ao crime, têm conseguido uma redução sistemática desse tipo de ocorrência.
A queda nos furtos e roubos de celulares faz parte de um cenário de queda de outros crimes no Paraná nos últimos anos. Em 2024, o Estado registrou a menor taxa de homicídios, de acordo com dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Foram 1.663 homicídios dolosos entre janeiro e dezembro do ano passado, o que representa uma taxa de 14,06 homicídios por 100 mil habitantes. Tanto em números absolutos, quanto proporcionais, os índices são os menores desde 2007.
Em 2025, também houve queda de homicídios dolosos. Nos cinco primeiros meses do ano, o Estado registrou redução de 30,6% neste crime. Foram 540 crimes desse tipo entre janeiro e maio, contra 778 no mesmo período do ano passado, segundo dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Curitiba vai conectar câmeras de monitoramento privadas à Muralha Digital
Nesta quinta-feira, às 11h, no Palácio da Inovação, no bairro Cabral, o prefeito Eduardo Pimentel assina o decreto que institui o programa Conecta Muralha Curitiba, uma iniciativa estratégica para ampliar o monitoramento urbano e fortalecer a prevenção de crimes na cidade.
O novo programa vai reforçar as políticas de segurança do município com a integração e o compartilhamento de sistemas de videomonitoramento privados — de empresas e condomínios — com o sistema de Controle Muralha Digital.
Lançada em 2021, a Muralha Digital de Curitiba é um sistema inteligente de videomonitoramento que já conta com mais de 2.100 câmeras. A Muralha reúne também bodycams utilizadas por agentes de segurança e faz o espelhamento das imagens dos 155 radares de trânsito em funcionamento.