
A Rua 24 Horas, um dos pontos mais emblemáticos de Curitiba, completa 34 anos nesta sexta-feira (12). Inaugurada em 1991 pelo ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner como a primeira do Brasil a funcionar sem descanso, tornou-se muito mais que uma galeria coberta: virou símbolo de modernidade, tradição e movimento no coração da capital. O espaço é administrado pela Urbanização de Curitiba (Urbs).
Hoje, mesmo sem funcionar ininterruptamente, segue pulsando com restaurantes, bares e lojas, num total de 20 estabelecimentos comerciais. É também o ponto inicial da Linha Turismo, ônibus que percorre 26 atrativos da cidade. O ponto de embarque é na Rua Visconde de Nácar, onde o ônibus passa a cada 30 minutos, entre 8h30 e 17h30.
Localizada no Centro de Curitiba, a Rua 24 Horas liga as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco, possui 116 metros de extensão e foi construída em estrutura metálica tubular em forma de arcos. Dois grandes relógios, um em cada entrada, são também atrações à parte, já que marcam as horas em 24 intervalos, ao invés de 12.
O projeto arquitetônico foi desenvolvido por Abrão Assad (que também projetou a estufa do Jardim Botânico de Curitiba), Célia Bim e Simone Soares. A estrutura é formada por 32 arcos de material metálico tubular, brancos, revestidos por vidro.
E para comemorar, no sábado está agendada uma grande programação. A Rua 24 Horas recebe programação especial com atrações culturais, música e animação, em uma celebração que reafirma seu papel como cartão-postal vivo de Curitiba, um espaço que continua conectando passado e presente, tradição e modernidade, rotina e encantamento. Ainda haverá a distribuição de 34 mudas de árvores em celebração aos 34 anos.
A programação do sábado
11h – DJ Webo
14h – Banda Lyra
15h – Família Folhas
15h30 – Grupo Curitando
15h30 – Tadao Caricaturista