Rua da Cidadania de Curitiba completa nove anos nesta semana

Rua da Cidadania do Cajuru já realizou quase 130 mil atendimentos desde a inauguração

Com SMCS
rua da cidadania do cajuru

Regional do Cajuru comemora 9 anos (Foto: José Fernando Ogura/SECOM)

Nesta quarta-feira (23), a Rua da Cidadania do Cajuru, em Curitiba, completa nove anos de atividade. Criada em 2016, parte do processo de descentralização administrativa da capital paranaense, a Rua da Cidadania atende atualmente cerca de 248 mil moradores. População que está dividida, além do Cajuru, entre os bairros Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba e Tarumã. ​

Ao longo de quase uma década, o espaço consolidou-se como um polo de serviços públicos e participação comunitária.

Desde a inauguração o espaço de 11 mil m² e três pavimentos tem sido palco de uma série de ações sociais, culturais e esportivas. E sob o mesmo endereço, na Avenida Governador Maurício Fruet, funciona a sede administrativa da Regional Cajuru.

“É um desafio grande, que começou em 2025 logo com muita chuva nos primeiros meses, e muito trabalho para atender à população. Felizmente, não houve desabrigados. E o trabalho está apenas começando”, diz Agostinho Creplive, o administrador da regional.

Quem procura a Rua da Cidadania pode ser recebido por Guaraci Escorsin. Aos 71 anos, é um dos funcionários do atendimento desde a abertura do espaço, em 2016. “Como a Rua da Cidadania é muito grande, sempre precisamos orientar quem chega por aqui”, diz Escorsin.

“Venho aqui sempre para resolver uma série de questões, como o IPTU. É uma facilidade tremenda, é possível resolver tudo”, comenta Roseli de Fátima, 58 anos, diarista, que reside a poucas quadras de distância, na Rua Luiz França.

Atendimentos na Rua da Cidadania chegam a quase 130 mil

Desde setembro de 2019 até os dias atuais, período em que os dados estão disponíveis, 127.635 cidadãos fizeram agendamentos para a Regional Cajuru. Os atendimentos, por sua vez, foram de 164.451.

A maior procura está relacionada ao uso do transporte coletivo. A regional possui um posto da URBS e, desde 2019, foram realizados 52.807 atendimentos sobre questões envolvendo os cartões de usuário dos ônibus.

Em segundo lugar, aparecem pedidos de 2ª via do carnê do IPTU, com 9.683 e, em terceiro, 9.322 atendimentos relacionados a documentos de arrecadação municipal, o chamado DAM.

Obras
A Prefeitura de Curitiba, sob a gestão do prefeito Eduardo Pimentel, está promovendo uma série de melhorias na infraestrutura urbana da Regional Cajuru. E com a finalização de obras viárias importantes, a população da Regional Cajuru começa a experimentar os benefícios das intervenções

No último dia 4, foi reativada a estação-tubo Cajuru, agora reposicionada na Rua Engenheiro Costa Barros, obra que é parte do pacote do Ligeirão Leste-Oeste.

Anteriormente, em 28 de março, a Prefeitura inaugurou, com um mês de antecedência, a requalificação dos 3.866 metros da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã — uma intervenção que demandou R$ 102 milhões em investimentos da administração municipal.

Outra intervenção de grande porte na Regional Cajuru foi entregue em setembro do ano passado. No dia 23, entrou em funcionamento um novo binário, formado pelas ruas Nivaldo Braga e Professora Olga Balster — vias paralelas que passaram a operar com sentido único de circulação.

As duas ruas somaram 4.483 metros de obras de pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, estrutura para fibra ótica, semaforização, iluminação pública em LED, acessibilidade e infraestrutura cicloviária.