
A Avenida Prefeito Erasto Gaertner, no Bacacheri, uma das mais importantes do bairro, ganhou pavimentação, novo traçado, calçadas amplas e acessíveis, ciclovia, serviços de drenagem, iluminação e paisagismo, uma transformação total. São 1.600 metros de novas calçadas e 1,2 km de asfalto novo no trecho.
A Prefeitura de Curitiba concluiu a obra de requalificação do importante eixo comercial da cidade.
Veja fotos por José Fernando Ogura/SMCS:
A transformação da avenida que interliga os moradores a outros pontos da cidade, além de concentrar linhas de ônibus, comércio e serviços, aconteceu ao longo de 1,3 km de extensão, desde a Rua Flávio Dallegrave até a Álvaro Botelho.
A obra aconteceu para valorizar o espaço público a partir da melhoria da paisagem urbana, favorecer o comércio local, promover segurança nos deslocamentos dando prioridade ao pedestre, além de criar novas conexões cicloviárias e favorecer a acessibilidade.
Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as obras começaram na segunda quinzena de março, a partir do programa Caminhar Melhor, com projeto de responsabilidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Transformação foi semelhante ao do Mercado Municipal
Assim como a transformação realizada no entorno do Mercado Municipal, no Centro, que ganharam novos calçadões, a Erasto Gaertner agora tem calçadas mais amplas e planas. No lado esquerdo da via (sentido do tráfego) o passeio foi alargado, recebeu faixa acessível de concreto para conforto e segurança dos pedestres, uma nova ciclovia e vagas de estacionamento.
No lado direito, a requalificação da calçada foi no trecho entre a Flávio Dallegrave e as ruas México/Holanda, também com implantação de faixa acessível de concreto. As calçadas receberam rampas de acessibilidade em pontos estratégicos, áreas verdes com plantio de grama, novas árvores e iluminação em LED.
A geometria da via foi alterada em alguns pontos, com relocação das bocas-de-lobo (para captação da água da chuva), implantação de infraestrutura de fibra ótica e revitalização do asfalto. Foram 1,2 km de asfalto novo no trecho.
Desenvolvimento sustentável
Segundo Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, as intervenções e as transformações executadas são parte das estratégias do município para promover desenvolvimento sustentável e elevar a qualidade de vida na região.
“A revitalização da Avenida Erasto Gaertner segue o modelo bem-sucedido aplicado em outros bairros, priorizando os pedestres com mais segurança, acessibilidade e conforto. Essas melhorias contemplam tanto os moradores, comerciantes que passam a contar com uma região mais atrativa e valorizada, quanto aos que circulam pela região, que são beneficiados pela melhoria na mobilidade”, afirmou o secretário.