
A tradicional Rua Iluminada da Família Moletta, no bairro Umbará, está aberta para visitações a partir deste sábado (18). A novidade deste ano é a maior árvore de Natal de Curitiba, com 27 metros de altura.
A Rua Iluminada Família Moletta é um show de luzes, cores e enfeites que decoram os mais de 250 metros da Rua Nicola Pellanda. No local, em um agrupamento de dez residências, as fachadas são enfeitadas com pisca-pisca de LED, flores, presépios, guilardas e grandes árvores iluminadas. O local também tem praça de alimentação.
A decoração ficará aberta para visitação até 30 de dezembro. O horário de visitação é de segunda a quinta, das 19h30 às 23h; sextas, sábados e domingos, das 19h30 às 23h30.
O ingresso inteiro custa R$ 25 e a meia-entrada R$ 12,50 e pode ser comprado pela internet ou presencialmente.
Uma brincadeira que virou a rua mais iluminada de Curitiba
A história da Rua Iluminada tem início em 1996. Naquele ano, Antônio Moletta havia visto no bairro Batel uma exposição de luzes e resolveu comprar 20 jogos de lâmpadas pequenas para enfeitar a frente de sua casa. A decoração fez sucesso e repercutiu, o que foi motivando a família a ampliar e inovar cada vez mais na decoração. Em 2002, contudo, a família relata que começou a ter problemas relacionados à segurança. Foi quando acharam melhor paralisar a atividade, que acabaria sendo retomada 14 anos depois, em 2016, a pedido da nona Brígida.
“A gente se reunia nos aniversários da família, juntava todo mundo na roda de chimarrão e começava a falar de fazer de novo, organizar mais um Natal. Em 2016, então fizemos reuniões para decidir como fazer tudo, investimentos em segurança e aí deu certo”, relata Samuel Moletta. “Meu pai e meu tio incentivaram o restante do pessoal, abraçaram a ideia. Somos muito religiosos também, então sempre tem o presépio da família, que são valores que temos como base. A nona principalmente, que está sempre dando apoio”, emenda.