Rua instagramável do outono de Curitiba exige atenção na hora do clique; entenda

Redação Bem Paraná com assessoria
rua3

O colorido dos liquidâmbares da Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, a Rua do Outono. Curitiba, 03/05/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

O outono já começa a mudar os tons das ruas de Curitiba. A imagem mais famosa da estação na Capital e da Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no bairro Mossunguê. Essa rua instagramável até o fim de maio, o vermelho das 853 árvores liquedâmbares (Liquidambar styraciflua) se mistura com as cores dos biarticulados da linha Centenário/Campo Comprido que passam pelo local.

A temporada aberta para a captura de imagens da chamada “Rua do Outono chama a atenção da Prefeitura de Curitiba. Isso porque, muitas pessoas querem garantir os melhores cliques e, para tal, esquecem da segurança. A Urbs pede que as pessoas não entrem na canaleta exclusiva dos ônibus para fazerem as fotos. Essa conduta imprudente pode causar acidentes e graves atropelamentos.

O alerta da Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na capital, é para que os registros fotográficos sejam feitos apenas da calçada, em locais seguros, longe da canaleta.

Em anos passados, algumas pessoas chegaram a deitar no asfalto do corredor dos biarticulados para fazer selfies, o que é proibido e coloca em perigo a vida de quem fotografa e a dos passageiros dos ônibus. Muitos também caminham e fazem ensaios fotográficos no meio da canaleta.

Vermelho das árvores

As árvores “vermelhas” se transformaram em cartão-postal da cidade nesta época do ano, desde o fim de abril até o fim de maio. Elas são originárias da América do Norte (México e Estados Unidos), têm folhas que variam em tons de vermelho e podem passar de 30 metros de altura.

Na região do Mossunguê, são 853 árvores que encantam com o avermelhado das folhas estreladas que caem durante o outono.