
Já percebeu que Curitiba tem muitas ruas de paralelepípedos? Pois não é apenas um acaso ou desleixo. Algumas das ruas com este material são preservadas pelo seu valor histórico. No início do ano, por exemplo, um trecho das ruas General Carneiro e a Paula Gomes, no São Francisco, passou por revitalização dos paralelepípedos.
A recuperação de vias de paralelepípedos faz parte das diversas ações em pavimentos sob responsabilidade da Superintendência de Manutenção Urbana da Prefeitura de Curitiba e tem como objetivo manter as características do revestimento existente, pelo seu valor histórico.
Os paralelepípedos estão entre os primeiros materiais utilizados na pavimentação das ruas centrais de Curitiba, por isso seu valor, que mereceu até mesmo um projeto de lei em 2018 para manter sua preservação.
Mas é claro, esse tipo de material causa polêmica. Há motoristas (e não são poucos) que odeiam esse tipo de pavimento. Mas o drama não precisa ser tanto. Normalmente esse tipo de material está em pequenas porções de vias.
Curitiba tem quase 5 mil quilômetros de vias. Com paralelepípedos são 27,66 quilômetros em trechos de ruas — entre elas as ruas Trajano Reis, Jaime Reis e Almirante Barroso, em trechos do setor histórico,e em alguns bairros. Do total de vias e ruas com paralelepípedos, 21 quilômetros se encontram na Regional Matriz, que engloba justamente o setor histórico da cidade.
Bem Paraná
Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.
A matéria acima faz parte do caderno sobre Lugares de Curitiba. Cada canto tem uma história. Cada esquina, um segredo. Curitiba, cidade metrópole, é assim. Com seus 331 anos, diversificada e cheia de causos. E contar as histórias de Curitiba sempre foi uma das missões do Jornal Bem Paraná, desde os idos de 1983, quando nasceu como Jornal do Estado.