A partir desta terça-feira (19), um trecho da Avenida Visconde de Guarapuava, em Curitiba, terá os sentidos organizados. Pode até soar estranho para quem está acostumado a circular pela grande via com duas pistas que correm em sentido único, uma mudança de sentido para os motoristas. Mas é que a Visconde tem um trecho bem diferente do conhecido.
A via, que tem mais de cinco quilômetros de extensão começa no bairro Alto da XV, na Avenida Nossa Senhora da Luz, já na divisa com outro bairro, o Jardim Social, como continuação da Avenida Edgard Stellfeld. Da Avenida Nossa Senhora da Luz até a Rua Ubaldino do Amaral, a via nada se parece com aquela que recebe tráfego volumoso no dia a dia. Parece incrível, mas nesse trecho a Visconde até faz esquina com a Rua XV de Novembro.
Até chegar à Ubaldino do Amaral e se transformar numa das grandes artérias do trânsito de Curitiba, a Visconde de Guarapuava é uma ruazinha calma e sinuosa, e que se não fosse pelas placas indicando seu nome passaria despercebido.
A grande via corta vários bairros da cidade, do Alto da XV ao Batel, e passa por importantes locais da cidade, como a Câmara Municipal e shoppings da cidade, leva para a Praça do Japão e dá acesso à zona Sul de Curitiba. Tem 16 cruzamentos semaforizados nas duas pistas, em uma extensão de 2,2 quilômetros, entre as ruas General Carneiro e Desembargador Motta.
A avenida recebeu este nome em homenagem a Antônio de Sá Camargo, o primeiro e único Visconde de Guarapuava, que foi vice-presidente da então província do Paraná.
Onde “nasce” a Visconde (Reprodução/Google Maps)
Sete de Setembro
Mas a Visconde não é a única a ter essa característica. A Avenida Sete de Setembro, que corre ao lado dela, também tem um trecho dentro do bairro Cristo Rei e Alto da XV que nada lembra a via do Expresso. Da mesma forma, até chegar ao viaduto da Ubaldino do Amaral, a rua percorre trechos dentro dos dois bairros como um logradouro qualquer, sem canaletas nem vias marginais. A Sete de Setembro começa na junção com a Rua Zélia Moura dos Santos, na linha férrea que corta o bairro.
Sentido único
A partir das 11h desta terça, ruas do bairro Alto da XV, incluindo a Visconde de Guarapuava, terão alteração de sentido.
A Avenida Visconde de Guarapuava (pista da direita) passa a ter sentido único de circulação da Rua Padre Germano Mayer para a Rua Schiller.
A Avenida Visconde de Guarapuava (pista da esquerda) passa a ter sentido único de circulação da Rua Schiller para a Rua Padre Germano Mayer.
A Rua Schiller passa a ter preferência de tráfego em relação à Avenida Visconde de Guarapuava. O local fica bem próximo à passagem de nível do trem na Rua Germano Mayer.
A Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) busca organizar a circulação de veículos no local e aumentar a segurança dos pedestres. Agentes de trânsito estarão na região para orientar os motoristas. Em caso de forte chuva ou garoa, a mudança poderá ser adiada.