
A escola mais antiga de Curitiba é a Escola Municipal Papa João XXIII, no bairro Portão. A primeira unidade da rede municipal de ensino foi inaugurada em 1963 pelo então prefeito Ivo Arzua.
O nome da unidade foi uma homenagem ao Papa João XXIII, modernizador da Igreja Católica e incentivador do diálogo entre as religiões.
Atualmente, são 188 escolas municipais (quatro especiais), 239 CMEIs e 170 Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados.
A informação é do site da Prefeitura de Curitiba, e foi lembrada neste 15 de março, dia em que o Brasil festeja o Dia da Escola. A rede municipal de ensino de Curitiba também aproveita para comemorar novas contratações de professores e reformas realizadas em mais de 140 unidades educacionais desde o início de janeiro.
Para a volta às aulas, em 12 de fevereiro, a Prefeitura de Curitiba fez o chamamento de 285 agentes de apoio educacional, além da convocação de 103 professores de Educação Infantil.
Também foram realocados cerca de 300 professores do administrativo para a sala de aula e convocados 420 profissionais do magistério – Docência I, aprovados no concurso público.
Além disso, as unidades já começam o ano com a primeira parcela do Fundo Rotativo na conta. Ao todo, foram depositados R$ 4 milhões.
O dinheiro, depositado diretamente nas contas das unidades educacionais, deve ser utilizado para pagamento de serviços de manutenção – como troca de vidros, telhas ou desentupimentos – e compras de materiais para o dia a dia, entre eles produtos de limpeza, materiais didáticos, esportivos e itens de escritório.