
Cerca de 150 produtores de ponkan do Vale do Ribeira vão expandir seus negócios em Curitiba e Região Metropolitana. Nos dias 20 e 21 de abril, na capital paranaense, será lançada a safra 2018 da fruta, na Praça Osório e no Mercado Municipal, com direito a degustação e comercialização de frutas de qualidade.
O trabalho é coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Curitiba, em parceria com o Sebrae/PR e mais 11 instituições. Na data, também será lançado um selo que atesta a qualidade e origem dos produtos.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR Vinicius Baltazar Milani os produtores de ponkan que quiserem receber o selo têm que seguir um protocolo específico, em que, por meio de suas cooperativas, comprometem-se a colher a fruta devidamente classificada, sem cabo e folha, com uso de sacola especial, acomodas em caixas devidamente higienizadas e livres da mosca da fruta.
As ações ocorrem em parceria com o Grupo de Trabalho Agroalimentar do programa Pró-Metrópole, iniciativa de diversas entidades para promover a integração entre os municípios da Região Metropolitana.
Neste primeiro momento, serão duas cooperativas participantes: a Provale, de Rio Branco do Sul, e a Copasol, Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária da Região Metropolitana de Curitiba.
Leidimara do Nascimento, engenheira agrônoma da Copasol, conta que a iniciativa deve aumentar em cerca de 30% as vendas da fruta durante a safra. “A abertura da safra [que vai de abril a agosto] da tangerina ponkan nunca foi divulgada como será neste ano. Com isso, nossos 105 produtores pretendem comercializar, somente nos dias 20 e 21 de abril, aproximadamente, 300 caixas de 20 quilos cada, o equivalente a seis mil quilos. Com o apoio do Sebrae/PR, estamos recebendo oportunidades antes inexploradas e pretendemos tirar o melhor proveito possível delas”, comemora.
A safra 2018 da tangerina ponkan começa a ser vendida em Curitiba e RMC no dia 20, em vários pontos do comércio, como supermercados, sacolões e feiras livres. O lançamento oficial com degustação acontece simultaneamente nessa mesma data, na Praça Osório e no Mercado Municipal de Curitiba (ambos das 8 às 17 horas). Já no dia 21, o evento será somente no Mercado Municipal, no mesmo horário.
35 frutas
No Paraná, os produtores exploram cerca de 35 frutas, com destaque para laranja, banana, melancia, tangerina, uva, maçã, limão, abacate, morango e goiaba. Juntas, elas representam 93,1% de toda a produção do Paraná. O cultivo de frutíferas é desenvolvido de Norte a Sul do Estado por cerca de 27 mil produtores. Na safra de 2016, a renda bruta chegou a R$ 1,5 bilhão.