470973084_18130202923383967_4182485962185551510_n (1)
(Foto: Reprodução/LEC)

Se você avistou veículos com adesivos do LEC e PMP-BS nas praias do Paraná, saiba que eles estão em uma missão fundamental: monitorar a saúde do oceano e contribuir para a conservação da vida marinha.

Desde 2015, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), conduzido no estado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR (LEC/UFPR), realiza vistorias diárias nas praias paranaenses. O objetivo é observar, resgatar e coletar dados sobre animais marinhos, como tartarugas, aves e mamíferos, que estejam debilitados ou mortos.

Além do resgate, a equipe do projeto coleta informações essenciais para desenvolver políticas públicas e estratégias voltadas à proteção da biodiversidade marinha e à preservação da saúde dos ecossistemas. Outro foco importante é conscientizar a população sobre a importância da conservação do litoral.

O PMP-BS é uma iniciativa exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, em relação às atividades da Petrobras na produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. No Paraná, o projeto é executado pelo LEC/UFPR, responsável pelo monitoramento no Trecho 6.

Ao encontrar a equipe em ação, lembre-se de que seu apoio é fundamental para o sucesso dessa importante iniciativa de conservação. Para mais informações, visite o site www.lecufpr.net.