
A dexametasona ganhou atenção da comunidade científica, profissionais de saúde e da população em geral, depois que a Universidade de Oxford divulgou resultados preliminares de um estudo que mostra benefício na administração do medicamento em pacientes graves da Covid-19. Mas e quais são o uso e efeitos colaterais da dexametasona no tratamento da Covid-19?
Os resultados preliminares da pesquisa britânica apontaram uma redução de mortalidade de 33,3% nos pacientes com Covid-19 em ventilação mecânica, além de uma diminuição de mortalidade de 20% nos pacientes que necessitam de oxigênio, mas que não estão em ventilação mecânica, em um período de 28 dias. Os números foram observados a partir da administração de uma dose de 6mg de dexametasona por via oral ou por via endovenosa 1 vez dia por 10 dias.
Ainda conforme os resultados preliminares, não houve diferença na recuperação de pacientes que não necessitavam de oxigênio. Os dados fazem parte de estudos clínicos randomizados e com grupo de controle dentro do projeto Recovery, da Universidade de Oxford.