bloco garibaldis
Blocos já animam o pré-carnaval de Curitiba (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Representantes da Comissão de Blocos Independentes de Carnaval de Curitiba e a Prefeitura de Curitiba definiram mais pontos sobre a segurança durante o pré-carnaval na Capital. Em reunião que aconteceu na manhã desta sexta-feira (24/1), no Palácio 29 de Março.

Entre as principais decisões a delimitação de uma “área verde” para a atuação de ambulantes e a proibição de garrafas de vidro.

Convocado pelo secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, o encontro reuniu representantes de diversas secretarias, da Câmara Municipal de Curitiba, dos blocos e vendedores ambulantes para um debate que irá garantir evolução e segurança para todos os envolvidos no carnaval de Curitiba.

O primeiro encontro do grupo aconteceu na última semana, quando foram apresentadas as demandas e colocadas as implicações e responsabilidades de cada parte envolvida na organização dos eventos de carnaval.

A principal pauta da reunião desta sexta-feira foi a demanda trazida pela Frente dos Ambulantes de Curitiba, que solicitou uma flexibilização do perímetro de trabalho para o período. Técnicos da Secretaria Municipal do Urbanismo apresentaram uma proposta que foi debatida e, após acordo de todos, será colocada em fase piloto já neste final de semana.

Portaria vai definir medidas acordadas na reunião com blocos

O secretário do Governo anunciou ainda que na próxima semana será expedida uma portaria com as regras que deverão ser seguidas para o período.

Além da delimitação da “área verde” para trabalho em período temporário, outros pontos abordados na portaria serão: a proibição da comercialização ou utilização de bebidas em embalagens de vidro, a efetuação do cadastro dos ambulantes, a utilização de recipientes identificados pela administração.

Outro ponto de comum acordo entre a Prefeitura e a organização dos blocos foi a colaboração mútua para que o pré-carnaval ocorra em pontos e horários que não prejudiquem a montagem e desmontagem das barracas dos artesãos que expõem na Feira do Largo da Ordem, que ocorre tradicionalmente aos domingos, no bairro São Francisco.

Assim que publicada, a portaria terá validade determinada aos eventos de pré-carnaval e carnaval do ano de 2025.

Participaram do encontro o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Jr.; a administradora da Regional Matriz, Ariane Regis Silva; a vereadora Laís Leão; e representantes das secretarias municipais do Urbanismo, de Defesa Social e Trânsito, do Governo Municipal, do Instituto Municipal de Turismo, dos blocos e dos vendedores ambulantes.

A parlamentar, inclusive, celebrou os avanços conseguidos com a reunião. “A gente está muito feliz de fazer parte, avançando com diálogo. Na Câmara, a gente também tem o compromisso de avançar com essa pauta em termos de legislação. Eu, pessoalmente, fico muito feliz, muito contente, porque eu acredito que uma cidade viva, de verdade, é uma cidade com carnaval!”, comemorou Laís Leão.

Os desfiles dos blocos do pré-carnaval acontecem semanalmente às quintas, sextas, sábados e domingos. A programação é divulgada pela comissão organizadora dos eventos.