
A Sanepar reforçou sua frota de veículos no Paraná com caminhões-pipa gigantes. A Companhia investiu R$ 7 milhões na aquisição de cinco novos veículos, que passam a ser os maiores da frota, com capacidade de transporte de 39 mil litros de água cada, volume suficiente para uma pessoa ter água por quase um ano.

(Foto: Divulgação/Sanepar)
Os veículos foram entregues nesta sexta-feira (3). Eles são importantes em situações eventuais de interrupção do abastecimento de água tratada, minimizando o impacto à população.
Os novos veículos são os maiores da frota da empresa, com 19 metros de comprimento e capacidade de transporte de 39 mil litros de água cada. Com eles, a empresa ampliou de 24 para 29 a sua frota de caminhões-pipa em todo o estado. Os demais têm capacidade de transportar até 12 mil litros por viagem.
Com mais que o triplo de capacidade que os demais veículos, os novos caminhões carregam um volume suficiente para o consumo de uma pessoa por quase um ano (354 dias). Também é o suficiente para abastecer 88 famílias de quatro pessoas por dia.
“Diante da escassez hídrica e desse novo período climático, a Sanepar está se preparando. Hoje recebemos essas cinco novas carretas, as mais modernas do mercado. Esperamos usá-las muito pouco, mas, quando usar, daremos uma pronta resposta para que ninguém fique sem água potável em momentos adversos”, destacou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
Caminhões-pipa gigantes poderão atuar no Litoral na temporada
Entre as possibilidades de uso, estes caminhões-pipa poderão reforçar o abastecimento no litoral paranaense durante a temporada de verão 25/26, quando o consumo aumenta exponencialmente.
Antes de entrar em operação, os motoristas vão passar por treinamento para dirigir veículos deste porte. A Sanepar vai organizar a logística e as rotas de atuação dos veículos, e enviar cada um dos caminhões-pipa gigantes para uma região do estado.
RESILIÊNCIA OPERACIONAL – A Companhia investiu R$7 milhões na compra dos caminhões-pipa, que são uma importante ferramenta para assegurar, de forma rápida, o abastecimento de casas, hospitais, escolas e abrigos quando há necessidade de interrupção na distribuição de água potável pela rede.
A expansão reforça o compromisso da Sanepar em manter a resiliência operacional e assegurar que o volume necessário de água chegue rapidamente aos consumidores, mesmo em situações adversas.
CARACTERÍSTICAS – Os cinco novos veículos são formados por um caminhão-trator e carreta tipo semirreboque, com conjunto motobomba com motor estacionário à diesel.
A ampliação da frota desempenha papel estratégico na manutenção das atividades da Sanepar e no cumprimento de sua responsabilidade social ao serem utilizados no apoio à entrega de água durante manutenções programadas ou emergenciais; períodos de estiagem ou crise hídrica, e atendimentos demandados por questões operacionais.
Além do atendimento emergencial, os caminhões-pipa podem ser usados em situações operacionais, como o apoio a obras e limpeza de reservatórios.
Na entrega das chaves dos novos veículos, também participaram os diretores da Sanepar Fernando Guedes (Administrativo) e Analício Risden Júnior (Inovação e Novo Negócios), e empregados da Sanepar.