Santuário de Santa Rita de Cássia promove festa da Padroeira neste domingo

Celebração será presidida por Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro

Redação Bem Paraná com assessoria

Ocorre no próximo dia 17 de maio, em Curitiba, mais uma tradicional festa em honra à Santa Rita de Cássia. O evento, organizado pelo Santuário de mesmo nome – localizado à rua Padre Dehon, 728, Hauer – deve atrair mais de 3 mil pessoas. Neste ano, as comemorações terão um convidado especial para a celebração principal: Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro.

De acordocom a programação, a festa tem início às 9h30, com a saída da imagem de Santa Rita de Cássia do Santuário do Carmo com destino à Paróquia, no Hauer. Durante todo o percurso a carreata será acompanhada por uma chuva de pétalas de rosas, lançadaspor um helicóptero. Após a missa festiva a comunidade será convidada a participar de um almoço. Convites para o almoço serão vendidos no local ao preço de R$ 20,00. Também serão realizadas atividades recreativas durante a tarde.

Como explica o pároco do Santuário de Santa Rita de Cássia, padre Anísio José, este é um dos eventos mais tradicionais do bairro Hauer, uma vez que a devoção à Santa Rita de Cássia está presente desde os pioneiros colonizadores da região.O Santuário – que recentemente foi restaurado e inaugurou a Capela do Santíssimo – recebe devotos de todo o Brasil ao longo do ano, pessoas de todas as idades que enxergam em Santa Rita uma fiel intercessora junto a Deus.

Os recursos do evento de 2014 foram investidos em acessibilidade e no restauro da igreja. Os valores arrecadados este ano servirão para auxiliar na reforma dos sanitários e em novos projetos do Santuário, especialmente às ações de evangelização, completa o sacerdote.

Devoção

Santa Rita nasceu na Itália, em 1831. Chamada Margherita, ganhou o carinhoso apelido de Rita com o qual seria conhecida no mundo todo, associado ao título de Santa das Causas Impossíveis. Sua história de fé começa com um casamento contrariado. Conta a narrativa que para satisfazer ao gosto dos pais, a jovem casou com um homem temperamental e violento, com o qual teve dois filhos. Durante os 18 anos do matrimônio, Rita procurou pregar a paz e a harmonia no lar e, à custa de muita oração, abrandou o temperamento forte do esposo chamado de Paulo Ferdinando.

Um dia, entretanto, seu marido foi brutamente assassinado e jogado à beira de uma estrada. Na intenção de vingar a morte do pai, os dois filhos de Rita juraram fazer o mesmo com seus malfeitores. Impotente ante o ódio dos filhos, Rita – humildemente – orou a Deus e pediu que Ele os levasse antes que manchassem a vida com sangue e desonrassem os Mandamentos da Lei Divina. E assim aconteceu: seus filhos, aos poucos, adoeceram e partiram deste mundo.

Abalada com a morte do esposo e dos filhos, Rita desejou recolher-se ao Convento das Agostinianas de Cássia, mas não foi aceita. Com espírito fervoroso, rogou aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino.

Ingressa no convento, viveu ali 14 anos até sua morte, trazendo na testa um estigma e associando-se assim a um dos momentos mais fortes da crença católica: a Paixão de Cristo.

Rita morreu no mosteiro de Cássia em 1457 e foi canonizada em 1900 e, desde então, é modelo e amparo para milhares de pessoas, sendo considerada – nos dias atuais – como a terceira santa mais popular do mundo.

Sobre Dom Orani

Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, é ­- na atualidade – uma das personalidades mais influentes da Igreja Católica na América Latina. Nascido de uma família de origem italiana no interior de São Paulo, Dom Orani tem uma trajetória de vida e de dedicação à Igreja e uma das suas maiores virtudes é a da conciliação. Cardeal e monge da Ordem Cisterciense e cardeal-arcebispo católico brasileiro, foi também o terceiro bispo de São José do Rio Preto e nono arcebispo de Belém do Pará.

Como Cardeal, tem a função de auxiliar o Papa em suas decisões assumindo, por vezes, cargos na Cúria Romana, a administração da Igreja. Até completar 80 anos ele também participa do Conclave, a reunião secreta cujo objetivo é a escolha de um novo Papa. Sua serenidade e capacidade de organização o fizeram anfitrião do Papa Francisco durante a visita oficial ao Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude.

Serviço:
O quê: Tradicional Festa em Honra à Santa Rita de Cássia

Quando: 17 de maio

· 9h30 – Saída com a imagem de Santa Rita de Cássia do Santuário do Carmo, com chuva de pétalas de rosas lançadas do helicóptero durante todo o trajeto

· 10h – Missa festiva presidida pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro – Dom Orani João Tempesta, na praça Alfredo Hauer, em frente ao Santuário

· 12h – Almoço festivo. Convites à venda no local a R$ 20,00.

Onde: Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia – Rua Padre Dehon, 728 – Hauer – Curitiba (PR)

Informações: (41) 3276-2075