
Os corredores do Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, ficaram coloridos e cheios de bandeirinhas das Festas de São João. Essa foi mais uma edição do Arraiá Medicando Alegria, projeto que tenta deixar o ambiente hospitalar mais leve para quem está internado e não pode aproveita o clima junino.
Leia mais:
Os artistas do projeto Medicando Alegria, com muita sensibilidade e figurinos típicos, enchem de cor o ambiente hospitalar. Entre as brincadeiras e histórias, a do Boi Mamão, por exemplo, que com o boizinho todo feito com materiais recicláveis e muita cor encantam as crianças e familiares.
“Nossos artistas trazem cultura e arte sobre as festas juninas. Além de tudo, trazem muitas brincadeiras envolvendo todos e cumprindo com nosso objetivo de deixar esse ambiente mais alegre e com esperança de dias melhores”,
destaca o artista Toto Lopes, idealizador do projeto.
Festa de São João surpreende familiares de paciente
A ação surpreendeu Claudete Marciane Borges Fiori, mãe de um paciente de 11 anos em tratamento. Vinda de Santa Cruz de Monte Castelo, um município de apenas oito mil habitantes, disse que nunca tinha visto algo parecido: “Gostei da apresentação deles. Lá onde a gente mora não tem estas coisas. Aqui as crianças se distraem, ficam mais à vontade. Fica um ambiente mais alegre”, declara.
Médicos e enfermeiros também festejam São João
O projeto também faz diferença aos profissionais da Saúde. Um grande admirador do Medicando Alegria é o José de Oliveira, técnico em radiologia e que há 15 anos é colaborador do HIWM. “Quando o projeto chegou ao hospital, não entendíamos como poderia funcionar, mas quando vimos a reação das crianças, o olhar, o brilho, e dos pais, vimos a diferença. Trabalhar em um hospital de crianças é difícil porque vemos situações muito tristes. E quando observamos, isso aqui é uma terapia e um medicamento também para as crianças, para os pais e nós profissionais”, detalha.
Segundo ele, as ações parecem deixar o dia a dia no hospital mais leve. “Quando vão pelos corredores com música, na enfermaria, parece que suaviza muito a dor. Quando suaviza a dor da criança, suaviza a nossa, dos profissionais também. Você fica mais leve, não tem como não ficar. Com um sorriso de uma criança não tem como não se emocionar”, conclui José.
O projeto é realizado via Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Caterpillar, Cimento Itambé e ON Petro Combustíveis em uma realização Toto Artes, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.
Sobre o Projeto Medicando Alegria
O Medicando Alegria é um projeto que está na terceira edição e leva alegria, magia e acolhimento a pacientes e familiares do Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. O projeto foi idealizado pelo artista Toto Lopes e usa arte, música, teatro, circo e contação de histórias, envolvendo mais de 20 profissionais. Empresas de lucro real podem doar seu imposto de renda e beneficiar milhares de famílias com este projeto.