O Paraná está passando por um fim de inverno bem atípico, com uma forte de calor desde o último sábado, quando as temperaturas máximas ficaram acima dos 30ºC em praticamente todas as regiões. Nesta segunda-feira (18), não foi diferente, e as marcas chegaram a 35ºC em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Em Curitiba, a tarde também foi quente e a temperatura chegou a 31,5ºC, a maior máxima do ano.
Por causa desta situação, nesta segunda-feira a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) emitiu um alerta sobre os riscos que o forte calor pode provocar. Os principais impactos das ondas de calor sobre a saúde são exaustão, tontura, desmaios, dor de cabeça, náuseas, cólicas, brotoejas pelo corpo e inchaços, principalmente nos tornozelos, pés e mãos.
Para evitar estes problemas, os cuidados que podem ser adotados em casa ou no ambiente externo são: ter sempre uma garrafinha de água por perto; caso tenha dificuldade em ingerir água, saborizar a água com rodelas de limão, laranja ou hortelã, por exemplo; utilizar alarmes ou aplicativos que enviam avisos sonoros para lembrar de tomar água; consumir mais frutas, verduras e legumes; e não substituir a água por néctares, sucos ou refrigerantes.
Outras sugestões são tomar banhos gelados, usar ventiladores e evitar exercícios físicos ao ar livre em horários muito quentes. A onda de calor começou no sábado (16) no Paraná, com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30%, com exceção das praias.
As recomendações são dirigidas à população em geral, mas crianças e idosos devem ter atenção redobrada. É importante nesse período de forte calor evitar a exposição ao sol, principalmente das 10 às 16 horas, e sempre aplicar protetor solar, independentemente do horário.
Hidratação e alimentação
Outro cuidado significativo é com a hidratação e alimentação, sendo ainda mais importante o consumo de alimentos in natura, evitando os ultraprocessados. Futas, verduras, legumes, arroz e feijão em geral possuem alto teor de água, diferente dos ultraprocessados, que são ricos em sódio, aditivos e escassos em água. Os refrigerantes, néctares e refrescos, apesar de possuírem alto teor de água, são ricos em açúcar ou adoçantes e aditivos, não sendo uma fonte adequada para hidratação.
Previsão
Calor sem trégua
Nesta terça-feira há um aumento da instabilidade no Paraná. O ar segue bastante aquecido, mas os índices de umidade ficam mais elevados, situação que favorece a formação de áreas de instabilidade. Entre o oeste e o sudoeste a chuva pode ocorrer já pela manhã, mas na maioria das regiões paranaenses a precipitação ocorre preferencialmente a partir da tarde. Apesar de isoladas, há risco de tempestades em alguns pontos. Apesar disso, as temperaturas seguem elevadas e assim devem ficar até o final de semana. Os termômetros podem atingir até 37ºC em Curitiba no domingo. No interior, podem ser registrados até 43ºC no Noroeste no fim de semana. O inverno termina no dia 23.