A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba orienta a população a ficar atenta aos sintomas da leptospirose. O alerta é direcionado principalmente a quem teve contato com água das chuvas.
A leptospirose é transmitida por uma bactéria presente na urina de rato, a leptospira. Quando a água está contaminada pela urina desses animais, a bactéria entra no organismo humano através da pele, boca e olhos. Por isso, em casos de enchentes e alagamentos, o risco de exposição à doença aumenta. A contaminação também pode ocorrer ao entrar em cavas, córregos, valetas ou no contato com a lama de enchentes.
A leptospirose é uma doença grave, com alto risco de contaminação e que pode causar danos renais e hepáticos. Se não for tratada a tempo, ela pode levar à morte.
Os primeiros sintomas da doença podem ser confundidos com os de uma gripe. É comum a pessoa infectada ter febre, dor de cabeça e dores musculares. No avanço da leptospirose, pode aparecer a icterícia (pele amarelada), urina escura e sangramentos. A orientação é buscar atendimento de saúde já nos primeiros sintomas. Quanto antes o diagnóstico correto é feito, maiores são as chances de recuperação.
Paraná
sintomas
Secretaria da Saúde de Curitiba alerta sobre leptospirose

Ratos são os principais transmissores da leptospirose, uma infecção grave causada pela bactéria Leptospira. (Foto: Freepik)