
De olho no turismo de fim de ano, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 o governo do Estado investe para atrair cada vez mais visitantes à Capital do Paraná. As secretarias de Estado do Turismo e de Comunicação e o Viaje Paraná fazem uma divulgação nacional, levando a programação do Natal curitibano para todo o Brasil. “Natal em Curitiba: venha encher os olhos e o coração de alegria”, é o convite aos turistas.
Veja as atrações de Natal de Curitiba no Youtube:
O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 é um dos eventos apoiados pelo Governo do Estado, parte do calendário da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. A edição deste ano começou no dia 22 de novembro, com o Auto de Natal do Largo da Ordem, e promete ser a maior de todas as edições, repleta de muita luz, música, dança e experiências turísticas.
O Natal de Curitiba 2024 completou sua primeira semana de atrações e, assim como nas edições anteriores, já é sucesso. Nos últimos dias foram praticamente uma estreia por dia e vem mais pela frente. São mais de 180 atrativos programados até o fim do ano, o que faz do evento na Capital paranaense o “Maior Natal Gratuito do Brasil”.

A expectativa é de que mais de 300 mil turistas passem por Curitiba para acompanhar as festividades até 6 de janeiro – data em que a decoração será desmontada. O número toma como base o resultado do ano passado, quando mais de 2 milhões de pessoas acompanharam as atrações de Natal na cidade, sendo mais de 300 mil visitantes de outras regiões do Estado e do Brasil.
Portanto, com impulso da campanha que apresenta a cidade não será difícil esperar que esse número possa ser superado em 2024.
“Queremos mostrar Curitiba como um destino referência para esta época do ano, atraindo turistas do Brasil e do exterior. Temos também o compromisso de motivar esses turistas a permanecerem por mais tempo na cidade, mostrando os diversos atrativos turísticos paranaenses que podem ser visitados, como as praias, as cidades históricas do nosso Litoral, as vinícolas da Região Metropolitana, os atrativos naturais dos Campos Gerais e muitos outros”, diz texto sa Secretaria de Estado do Turismo.
E os resultados são visíveis. Segundo a Prefeitura de Curitiba, o turismo nesta época do ano é responsável pela injeção de mais de R$ 100 milhões na economia da cidade, por meio de gastos com hospedagens, alimentação e afins.
A consolidação do Natal curitibano como o maior do país tem aumentado a oferta de pacotes para a cidade. Maior operadora do Brasil, a CVC Corp aproveita o Natal de Luz para oferecer uma série de roteiros, que incluem passeio de trem e visitas à Ilha do Mel.
“Embarcamos mais de 70 mil passageiros por ano para o Paraná, tendo Curitiba como porta de entrada. Estamos muito felizes em poder contribuir para iniciativas tão especiais como essa, que garantem ainda mais visibilidade para o destino”, conta o Diretor de Produtos Nacionais da CVC Corp, Rodrigo Galvão, relembrando, ainda, que este é um período de bastante procura pelo destino.
“O Natal de Curitiba trouxe um crescimento de 9% ao nosso setor em relação ao ano anterior. Para 2024, com a expansão das atrações, a instituição prevê que esse incremento pode chegar a 15%, especialmente nas áreas mais visitadas, que se destacam como atrações gastronômicas e turísticas”, afirmou Luciano Bartolomeu, diretor-geral da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR).
“A programação deste ano promete atrair ainda mais visitantes, impulsionando a economia local e consolidando Curitiba como um dos principais destinos natalinos do País”, acrescentou.
“Precisamos dessa união entre Estado, Prefeitura e iniciativa privada, porque ela é benéfica ao turismo. O Natal é um período que nos impacta bastante, porque as viagens corporativas diminuem, então dependemos da busca de outros hóspedes. A nossa expectativa tem crescido nos últimos anos, porque Curitiba tem se tornado cada vez mais uma cidade que atrai turistas, e isso é fundamental para os hotéis, porque dá sustentabilidade aos negócios”, disse o gerente de vendas e marketing da Bristol Hotéis, Paulo Brazil.