
A explosão registrada na fábrica de explosivos da Enaex Brasil, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), teve um desfecho trágico. Nove pessoas eram consideradas desaparecidas até o final da tarde desta terça-feira (12 de agosto). Agora, no entanto, todas elas já são dadas como mortas, uma vez que o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, descartou a possibilidade de sobreviventes serem encontrados. Segundo ele, as autoridades estão agora em busca de fragmentos de corpos para posterior identificação das vítimas.
LEIA MAIS
- Explosão na Grande Curitiba foi ouvida e sentida a quilômetros de distância; veja relatos
- Ocorrências com explosões dobram no Paraná em 2025; lembre casos recentes
- Defesa Civil interdita restaurante e fábrica de alimentos afetados por explosão em Quatro Barras
- Curi coloca Assembleia à disposição para ajudar vítimas de explosão em Quatro Barras
Poucos minutos após o anúncio do secretário, foi vez da própria Enaex Brasil vir a público e se manifestar sobre o caso. Segundo a empresa, o acidente ocorrido por volta das 6 horas da manhã de hoje afetou uma das plantas de acessórios de iniciação nas instalações fabris da marca. Como resultado, confirmou a Enaex, nove colaboradores faleceram.
As vítimas são as seguintes:
- Camila de Almeida Pinheiro;
- Cleberson Arruda Correa;
- Eduardo Silveira de Paula;
- Francieli Goncalves de Oliveira;
- Jessica Aparecida Alves Pires;
- Marcio Nascimento de Andrade;
- Pablo Correa dos Santos;
- Roberto dos Santos Kuhnen;
- e Simeão Pires Machado.
“Expressamos nossas mais sinceras condolências às suas famílias, amigos e colegas de trabalho”, escreveu a empresa em nota encaminhada à imprensa. Ainda segundo a Enaex, outras sete pessoas tiveram ferimentos leves, foram atendidas e já estão com seus familiares em suas residências.
Além disso, a fabricante de explosivos também destacou que as investigações das causas do acidente estão em curso. “A Enaex Brasil permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido. Agradecemos a compreensão de todos e solicitamos respeito à privacidade das famílias neste momento delicado.”