Segundo semestre letivo começa e marca momento crucial da educação no Paraná

Redação Bem Paraná, editada por Mario Akira
SAIDA DO COLEGIO ESTADUAL

Rede estadual de educação inicia segundo semestre (Franklin de Freitas)

Esta segunda-feira (28) marcou o retorno às aulas de mais de 1 milhão de estudantes da rede estadual do Paraná. Segundo o secretário da Educação do Estado, Roni Miranda, o segundo semestre é muito importante por conta da avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação, que resulta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A avaliação está prevista para o final de outubro.

“O Paraná é a melhor educação do Brasil segundo esse indicador, e estamos trabalhando para nos manter no topo. São duas aulas de matemática e duas aulas de língua portuguesa na semana para recompor a defasagem dos estudantes em anos anteriores”, detalha.

No último Ideb os estudantes do ensino médio das escolas paranaenses obtiveram as melhores notas de língua portuguesa do Saeb. A nota geral dos estudantes do Paraná no Saeb em língua portuguesa foi de 288,80, à frente de Goiás, com 287,46, e Espírito Santo, com 287,16.

Mais professores — Outro reforço importante neste segundo semestre é a chegada de 988 novos professores efetivos, aprovados em concurso público. Eles irão atuar nas escolas de todas as regiões do Estado, fortalecendo o quadro de docentes. Somente nos últimos anos, já são mais de 4,5 mil professores efetivados.

O segundo semestre na rede estadual vai até o dia 19 de dezembro.